AiotAiot


Microsoft e Enap oferecem novos cursos online gratuitos sobre TI

Formações são abertas a qualquer cidadão e focam em temas como empregabilidade, letramento digital e ferramentas de colaboração com chats

18/03/2024

Microsoft e Enap oferecem novos cursos online gratuitos sobre TI
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) fechou uma parceria com a Microsoft para a oferta de 13 novos cursos na Escola Virtual de Governo (EV.G) e as jornadas de capacitação são gratuitas, voltadas para diversos níveis de conhecimento.

São abordados temas que vão desde conceitos iniciantes sobre como utilizar computadores, dispositivos móveis, ferramentas de produção de texto, elaboração de apresentações, até ferramentas de colaboração com chats, videochamadas, compartilhamentos de arquivos e dicas de como conseguir um emprego.

Os cursos serão disponibilizados gradualmente na plataforma da EV.G, conforme cronograma estipulado pelas empresas parceiras. Os estudantes interessados nas capacitações já poderão acessar a primeira parte da jornada a partir de março, que será sobre inteligência artificial generativa. O projeto se chama “fluêncIA” e tem um total de cinco cursos. Em seguida, serão liberados os treinamentos “Como trabalhar com computadores e dispositivos móveis” e “Como trabalhar e colaborar on-line”.

A partir de abril, estarão disponíveis: “Primeiros passos com o Microsoft 365” (solução da Microsoft que contempla aplicativos como o Microsoft Word, Power Point, Teams, entre outros) e “Colaboração com o Microsoft 365”. No mês de maio, entram na plataforma os treinamentos: “Otimização de trabalho com o Microsoft 365”; “Gerenciar projetos com o Microsoft 365” e “Gerenciar dados com o Microsoft 365”.

Já em junho, será disponibilizado o curso “Como conseguir um novo emprego”. Aos alunos concluintes dos cursos, conforme as exigências mínimas de aprovação, serão disponibilizados certificados na EV.G.
“Estamos muito felizes com mais essa etapa da cooperação. A Microsoft já é nossa parceira há bastante tempo e, agora, passa a fazer parte dessa grande rede que é a EV.G: uma plataforma que atende não apenas às necessidades de capacitação do serviço público, mas de toda a sociedade, já que os cursos ofertados podem ser feitos por qualquer pessoa”, destaca a presidenta da Enap, Betânia Lemos.

A EV.G é uma iniciativa da Enap que faz parte do Portal Único de Governo, onde são oferecidos diversos serviços públicos aos servidores e cidadãos. No site há um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da administração pública. A partir dessa parceria com a Microsoft, a plataforma agora contempla mais cursos voltados para conhecimentos em tecnologia.

A cooperação faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, lançado em 2020, para endereçar soluções e dar suporte às questões mais urgentes para o desenvolvimento social e econômico do país, e incentivar a retomada econômica. O plano é focado em quatro frentes de atuação: apoio ao crescimento econômico inclusivo; proteção aos direitos fundamentais; habilitar um futuro sustentável; e confiança na tecnologia.

Veja o cronograma dos cursos:

Março
1 – A História da IA
2 – Inteligência Artificial Generativa
3 – A Evolução das Buscas On-line
4 – Como ser mais Produtivo usando o Bing Chat
5 – Ética em IA
6 – Como Trabalhar com Computadores e Dispositivos Móveis
7 – Como Trabalhar e Colaborar On-line

Abril 
8 – Primeiros Passos com o Microsoft 365
9 – Colaboração com o Microsoft 365

Maio
10 – Otimização de Trabalho com o Microsoft 365
11 – Gerenciar Projetos com o Microsoft 365
12 – Gerenciar Dados com o Microsoft 365

Junho
13 – Como conseguir um novo emprego

 

TAGS

#Escola Nacional de Administração Pública (Enap)#Escola Virtual de Governo (EV.G)#fluêncIA#microsoft#Microsoft 365#Portal Único de Governo

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas