AiotAiot


Mercado de equipamentos de tecnologia e eletrônicos volta a crescer

Segundo levantamento divulgado durante a EletrolarShow 2024, setor de Tech & Durables cresceu 11%, depois de dois anos de queda

18/07/2024

Mercado de equipamentos de tecnologia e eletrônicos volta a crescer
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O mercado conhecido como Tech & Durables (que inclui produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, de TI, Telecom, linha branca e portáteis) está finalmente mostrando sinais de recuperação após um período de dois anos de declínio acentuado. É o que mostra o levantamento divulgado pela NielsenIQ GfK na EletrolarShow 2024. Segundo a empresa de consultoria, todas as categorias performaram bem, com um crescimento em unidades de 11% até maio deste ano.

O levantamento destaca o crescimento dos produtos premium dentro do mercado de Tech & Durables. Equipamentos com índice de preço superior a 150% apresentaram um crescimento notável segudo a NielsenIQ GfK, refletindo uma demanda crescente por itens de maior valor agregado. Este segmento, que inclui eletrônicos de alta tecnologia e eletrodomésticos sofisticados, com recursos como inteligência artificial e conexão à internet, entre outros, está atraindo consumidores dispostos a investir mais em qualidade e inovação, impulsionando ainda mais a recuperação do setor.

As vendas de geladeiras aumentaram 22% em unidades, enquanto as máquinas de lavar roupas registraram um crescimento de 17%. Além disso, as categorias de ar-condicionado e ventiladores tiveram um impacto significativo devido ao calor, impulsionando ainda mais os resultados do setor.

Para o diretor de Sucesso do Cliente Tech & Durables da NielsenIQ GfK no Brasil, Ricardo Moura, os sinais de recuperação econômica têm sido essenciais para o mercado neste ano. “A queda na taxa de juros e a melhoria no mercado de trabalho criaram um ambiente favorável para o consumo de bens duráveis”, afirmou Moura. A facilidade de crédito e as condições de pagamento mais atraentes incentivaram os consumidores a renovar e modernizar seus aparelhos domésticos, enquanto promoções e facilidades oferecidas pelos varejistas também contribuíram para o crescimento das vendas.

As preferências dos consumidores brasileiros mostram que 36% estão dispostos a pagar mais se o produto facilitar suas vidas. Além disso, 48% consideram o preço como o fator mais importante na decisão de compra, e 72% preferem esperar até que novas tecnologias sejam comprovadamente eficientes antes de adquiri-las.

As expectativas são positivas para os próximos meses, com projeções de crescimento contínuo impulsionado por eventos promocionais e a constante demanda por tecnologia e bens duráveis.

TAGS

#AI#ar-condicionado inteligente#eletrodomésticos#eletrodomésticos inteligentes#eletrônicos#geladeira#IA#inteligência artificial#IoT#smart TV

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas