AiotAiot


MediaTek leva IA da borda à nuvem na Computex 2025

Empresa destaca no evento novas tecnologias para cloud computing, edge computing, 6G e carros conectados, impulsionadas pela inteligência artificial

21/05/2025

MediaTek leva IA da borda à nuvem na Computex 2025
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Na Computex 2025, a MediaTek apresenta seus mais recentes avanços em computação de IA tendo como lema “IA para todos: da borda à nuvem”. Rick Tsai, vice-presidente e CEO da MediaTek, fez uma palestra em 20 de maio, dia de abertura da exposição, oferecendo percepções  sobre os papéis da IA, 6G, computação de borda (edge computing) e nuvem na transformação digital, além da visão de como a MediaTek está impulsionando um mundo conectado e inteligente – da borda à nuvem – para todos.

“Queremos destacar a longa experiência da MediaTek em conectividade, computação e produtos e tecnologias multimídia”, disse Joe Chen, presidente e COO da MediaTek. “Essas soluções abrangentes, onde dados trafegam desde os dispositivos que estão na mão do usuário até a nuvem, demonstram nosso portfólio de ponta e suas colaborações com parceiros do ecossistema global, que visam oferecer experiências impulsionadas por IA em múltiplas aplicações e promover a adoção mais ampla da IA generativa.”

Computação híbrida 

Para abordar a questão dos silos de informação na era da IA generativa, a MediaTek propõe um conceito de computação híbrida que integra tanto a computação quanto as comunicações. Essa abordagem promove maior colaboração entre vários agentes de IA e facilita uma interação mais suave em todo o ecossistema de IA.

Em linha com essa visão, a MediaTek demonstra no evento o primeiro Gateway 5G de IA generativa do mundo como uma solução conceitual de computação híbrida. Este dispositivo mescla a plataforma 5G FWA da MediaTek com recursos de IA generativa no dispositivo em um único aparelho, oferecendo alto desempenho, privacidade robusta, largura de banda substancial e baixa latência. Tendo concluído testes de prova de conceito (PoC) com um provedor líder de infraestrutura de telecomunicações, ele foi selecionado para o prêmio Computex Best Choice deste ano.

Com base nesse conceito, a MediaTek demonstra no evento uma visão de casa inteligente totalmente conectada por meio do AI Hub para conectar dispositivos domésticos, com agentes de IA no dispositivo colaborando como assistentes pessoais personalizados. A MediaTek e a NVIDIA também apresentam uma solução de “edge-cloud” (borda-nuvem) que consiste em uma “RAN-cloud” (combinando nós de Rede de Acesso por Rádio com recursos de computação) e um “device cloud” (consistindo em recursos de computação baseados em dispositivo). O resultado é baixa latência, privacidade de nível de operadora e governança de dados pessoais em cenários de IA agêntica e alocação dinâmica de recursos.

IA para a nuvem

A MediaTek abordaa ecossistema de tecnologia de IA e nuvem por meio de sua colaboração estratégica com a NVIDIA, resultando na criação do NVIDIA GB200 Grace Blackwell Superchip para o NVIDIA DGX Spark. Essa parceria levou à criação do menor supercomputador de IA do mundo para desenvolvedores em nuvem, entregando um desempenho sem precedentes de 1000 TOPS (TOPS é o acrônimo para Trilhões de Operações Por Segundo). O DGX Spark é projetado para executar modelos de IA com até 200 bilhões de parâmetros localmente, trazendo o poder da NVIDIA AI diretamente para o desktop.

As soluções ASIC personalizadas da MediaTek são feitas sob medida para aceleradores de IA e datacenters, abordando as complexidades em evolução da computação densa e da rede de alta velocidade no design de silício personalizado. O roteiro da MediaTek inclui soluções avançadas que utilizam nós de processo de ponta e interconexões de alta velocidade para atender às exigentes velocidades de rede de IA, juntamente com a adoção de encapsulamento moderno e integrações HBM personalizadas. Esses avanços estão impulsionando melhorias significativas no desempenho e na eficiência, ressaltando o compromisso da MediaTek em expandir os limites da tecnologia e entregar soluções de ponta para as aplicações mais exigentes.

Dimensity Auto reúne 5G e IA

A plataforma MediaTek Dimensity Auto continua a impulsionar a inovação em veículos inteligentes, conectados e definidos por software. As soluções Dimensity Auto Cockpit oferecem plataformas escaláveis de hardware e software com recursos avançados de IA. Seu chipset carro-chefe, Dimensity Auto Cockpit C-X1, integra os mais recentes modelos de IA generativa com tecnologias acústicas de IA para um serviço de assistente virtual personalizado. A plataforma Dimensity Auto Cockpit também suporta 8K e Dolby Vision HDR, juntamente com Dolby Atmos, para uma experiência de entretenimento veicular verdadeiramente excepcional.

O exDimensity Auto Connect MT2739 apresenta a primeira tecnologia 5G DSDA 3Tx em veículo do mundo, reconhecimento inteligente de cena de condução e otimização de rede alimentada por IA, alternando automaticamente entre os modos de conectividade com base nas necessidades em tempo real. Isso melhora substancialmente a velocidade e a estabilidade da conexão, aprimorando a experiência geral do usuário. A MediaTek também demonstrará um recurso 5G NG eCall (Next Generation eCall): em caso de colisão grave, o veículo iniciará automaticamente uma chamada para assistência de emergência.

Genio abre uma nova era de IA para IoT

Projetada para uma ampla gama de dispositivos IoT que abrangem casas inteligentes, varejo inteligente e aplicações industriais e comerciais, a plataforma MediaTek Genio IoT suporta os mais recentes modelos de IA generativa, interfaces homem-máquina (HMI), multimídia e tecnologia de conectividade. Juntamente com vários parceiros, a MediaTek apresenta aplicações verticais, incluindo painéis de controle de motocicletas, braços robóticos, varejo, saúde e robôs de uso comercial.

Abordando o mercado fragmentado de IoT, a plataforma Genio oferece um kit de ferramentas de desenvolvimento completo. Ele integra o NVIDIA TAO, um kit de ferramentas de treinamento de modelos na ferramenta de desenvolvimento NeuroPilot AI da MediaTek, criando um ambiente de desenvolvimento de IA de borda abrangente que suporta os sistemas operacionais Android, Yocto Linux e Ubuntu. A recém-introduzida plataforma Genio 720/520 apresenta recursos de IA generativa para valor adicional em aplicações verticais. A MediaTek participa de projetos de desenvolvimento conjunto com grandes players de IoT domésticos e internacionais, como Advantech, ADLINK e VIA.

Conectividade para suportar computação de IA híbrida

Smartphones e wearables frequentemente sofrem com configurações de antena reduzidas devido a restrições de tamanho, comprometendo o desempenho da conectividade. A tecnologia de múltiplas antenas colaborativas de dispositivo da MediaTek permite que um wearable agregue e receba sinais 5G/6G através de outro dispositivo próximo, aumentando drasticamente a taxa de transferência – especialmente em ambientes internos onde os sinais da estação-base podem ser mais propensos a bloqueios – um benefício para aplicações de baixa latência.

Enquanto isso, o MediaTek Filogic Wi-Fi otimiza as experiências do usuário com recursos aprimorados por IA. Ele detecta com precisão as fontes de interferência, ajusta automaticamente as configurações e identifica diferentes aplicações em vários dispositivos para alocar inteligentemente a largura de banda. Esses recursos garantem uma operação mais suave para cenários de baixa latência. Além disso, a próxima geração da tecnologia 5G-Advanced LEO NR – uma evolução do 5G que usa comunicação via satélite em Órbita Terrestre Baixa (LEO) da MediaTek, será apresentada em Taiwan pela primeira vez.

Display inteligente

A MediaTek também aproveita sua  experiência multimídia para impulsionar a computação de borda. Os destaques incluem seu primeiro SoC de controle de escurecimento local mini-LED RGB de mais de 15.000 zonas do mundo para telas grandes. Ele oferece alto brilho, ampla gama de cores, baixo consumo de energia e compatibilidade com telas grandes. Em comparação com o OLED, o mini-LED RGB aumenta o brilho em 276%, expande a gama de cores em 18%, economiza 20% de energia no mesmo tamanho e supera as limitações de tamanho do OLED em 18%. Em comparação com o mini-LED Branco, o mini-LED RGB melhora os ângulos de visão em 14%, expande a gama de cores em 16% e reduz o consumo de energia em 10%.

Além disso, a MediaTek apresenta o primeiro chip do mundo que escala imagens 4k até 8K (60 Hz) aprimorado por IA, com processamento baseado em pixel para latência zero de quadro e detecção inteligente de cena para visuais ultrarrealistas, sem a necessidade de um sistema operacional separado. Esta solução é adequada tanto para telas para o mercado doméstico quanto para aplicações comerciais.

TAGS

#AI#carros conectados#chips#cloud computing#computacao de borda#computação na nuvem#edge computing#GenAI#IA#IA agêntica

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas