IA será o tema central do Web Summit Lisboa, que começa hoje
O AIoT Brasil acompanhará de perto um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que deverá receber mais de 70 mil participantes
11/11/202404/06/2024
Por Daniel dos Santos
A Nutanix, empresa da área de computação multicloud híbrida, divulgou uma pesquisa feita pela Vanson Bourne sobre Enterprise Cloud Index – ECI (Índice de Nuvem Empresarial) a pedido da Nutanix que mede o progresso corporativo com a adoção da nuvem. Dentre os entrevistados brasileiros, 78% afirmam que irão investir na modernização da TI em 2024, com 83% planejando aumentar os seus investimentos especificamente para apoiar a inteligência artificial.
O estudo mostra a expectativa dos entrevistados de aumentarem em 12 vezes a adoção de multicloud híbrida no período de um a três anos, com o objetivo de modernizar as infraestruturas de TI, devido a fatores como IA, segurança e sustentabilidade. A Vanson Bourne conduziu a pesquisa, entrevistando 1.500 tomadores de decisão de TI e DevOps/Engenharia de Plataforma em todo o mundo em dezembro de 2023.
“A estrutura das empresas não está preparada para lidar com a IA. E as organizações de TI estão enfrentando uma pressão cada vez maior para modernizar sua infraestrutura rapidamente”, destaca Leonel Oliveira, country manager da Nutanix Brasil. “Quando falamos de inteligência artificial, a grande maioria das empresas não sabe para onde ir, porque ainda não se criou um modelo padrão para isso”, avalia Leandro Lopes, diretor de engenharia de sistemas para América Latina da Nutanix. O executivo aponta que esse despreparo também se deve ao fato de que a maior parte de estrutura legada das empresas não suporta a implementação da inteligência artificial.
O estudo mostra que a grande maioria (90%) dos entrevistados brasileiros adota a abordagem de “cloud-smart” para sua estratégia de infraestrutura, o que envolve aproveitar o melhor ambiente de TI para cada uma de suas aplicações/cargas de trabalho.
A implementação da estratégia de IA é uma prioridade máxima do C-level. Os entrevistados no Brasil mencionaram o tema com mais frequência (60%) como uma prioridade para os CIO/CTO em suas organizações. E 83% afirmaram que as suas organizações planejam aumentar o investimento no apoio à estratégia de IA, enquanto 81% apontaram que o aumento de investimento inclui análise de dados, uma área tecnológica relacionada.
Ao mesmo tempo, mais de 90% dos entrevistados no Brasil concordaram que a privacidade dos dados será uma preocupação às suas organizações, especificamente devido à adoção da IA. Além disso, quase um terço (32%) dos entrevistados no Brasil afirma que a execução de aplicações de IA na infraestrutura de TI atual constitui um desafio significativo.
Segurança
No quesito de segurança, 81% dos entrevistados, sofreram pelo menos um ataque de ransomware nos últimos três anos. Os entrevistados apontam o aumento dos investimentos para prevenção contra ransomware/malware como a sua prioridade número um – seguido pelo investimento em estratégia de IA e análise de dados. Quase 90% dos entrevistados brasileiros disseram que planejam aumentar seus orçamentos para soluções de prevenção de ransomware. Essa taxa de aumento de investimento entre os entrevistados brasileiros foi a mais alta entre as nove categorias classificadas, incluindo estratégia de IA (83% planejam aumentar) e análise de dados (81% estudam ampliar).
Os cinco principais desafios de gerenciamento de aplicações e dados citados pelos entrevistados no Brasil são:
E as cinco principais áreas com maior investimento em 2024 entre os entrevistados no Brasil são:
#AI#cloud#computação na nuvem#devops#IA#infraestrutura#inteligência artificial#Nutanix#nuvem#Vanson Bourne
O AIoT Brasil acompanhará de perto um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que deverá receber mais de 70 mil participantes
11/11/2024Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024Na Roma antiga o apelido era dado a quem tinha cabelos ruivos, mas parece que o motivo real é bem mais sentimental
05/11/2024