AiotAiot


Lançamentos da Nvidia turbinam o metaverso e os games

"O metaverso é uma oportunidade de trilhões de dólares que as empresas sabem que não podem ignorar, mas têm dificuldade de enxergar o caminho para utilizá-lo”, destaca Rev Lebaredian, vice-presidente da empresa

12/08/2022

Lançamentos da Nvidia turbinam o metaverso e os games
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Nvidia anunciou um pacote de novidades que inclui  um novo conjunto de frameworks, ferramentas, aplicativos e plugins para desenvolvedores para o  Nvidia Omniverse,  plataforma para criar e conectar mundos metaversos com base na Universal Scene Description (USD).

A expansão Omniverse conta com a capacidade de artistas, engenheiros e desenvolvedores de criarem mundos virtuais e conteúdo com maior facilidade, conectando-se facilmente com os principais aplicativos 3D atuais, como PTC Creo, SideFX Houdini e muito mais. Além disso, inclui um conjunto de ferramentas para aplicações, operações baseadas em IA, Unity e soluções de plataforma Siemens Xcelerator.

Segundo a empresa, o Omniverse, plataforma de computação multi-GPU escalável para criar mundos virtuais, já está sendo usado por cerca de 700 empresas em todo o mundo para melhorar a arquitetura e o design de produtos, simplificar os fluxos de trabalho de efeitos visuais e criar gêmeos digitais de fábricas, cidades e até do planeta.

“O metaverso é uma oportunidade de vários trilhões de dólares que as empresas sabem que não podem ignorar, mas muitas têm dificuldade de enxergar um caminho claro para se envolver com ele”, afirma Rev Lebaredian, vice-presidente de Omniverse e tecnologia de simulação da Nvidia. Além de lançar o Nvidia Omniverse Avatar Cloud Engine, a empresa revelou outras atualizações da plataforma.

Uma delas é o Kit Omniverse, pacote de  ferramentas para a criação de extensões e aplicações nativas do Omniverse. Também chegam atualizações para o PhysX no Omniverse, incluindo simulação dimensionável de corpo e tecido de partículas dimensionáveis multi-GPU em tempo real, trazendo mais precisão física para mundos e objetos virtuais.

E novos Workflows OmniLive  estão disponíveis— uma reformulação da colaboração baseada em USD no Omniverse que, de acordo com a empresa, traz maior velocidade e desempenho para vários workflows 3D de aplicações e permitindo workflows USD não destrutivos para tornar a colaboração entre artistas e desenvolvedores mais fácil do que nunca.

O Omniverse Audio2Face é uma ferramenta de IA que pode criar animações faciais diretamente de um arquivo de áudio. De acordo com a Nvidia, ele introduz um grande salto na animação orientada por IA com a nova capacidade de inferir e gerar emoções realistas e animar todos os recursos faciais.

Já o Omniverse Machinima é um aplicativo para criar efeitos cinematográficos e filmes animados em 3D. Traz centenas de novos recursos 3D gratuitos dos jogos Post Scriptum, Beyond the Wire e Shadow Warrior 3, além de um conjunto de novas ferramentas de animação de IA como Audio2Gesture – uma inteligência artificial que gera  braço realista e movimento do corpo a partir de um arquivo de áudio.

E o Omniverse DeepSearch, agora disponível para clientes do Omniverse Enterprise, ajuda as equipes a usarem a IA para pesquisar de modo intuitivo e preciso bancos de dados enormes de visuais não registrados de elementos artísticos 3D usando linguagem natural, como “barril enferrujado, vermelho”.

O DeepSearch é uma ferramenta para desenvolvedores de games ou estúdios de efeitos visuais que têm centenas de milhares de elementos artísticos não registrados que eles não conseguem pesquisar. O estúdio Industrial Light & Magic está usando o DeepSearch para desbloquear sua biblioteca de uma década de 100.000 céus.

A Nvidia também revelou 11 novos conectores Omniverse, que são plug-ins baseados em USD, abrindo ainda mais os workflows do Omniverse para empresas das comunidades industrial e científica. Eles levam o número total de conectores para o ecossistema USD Omniverse para 112. Os conectores para o PTC Creo, Visual Components e SideFX Houdini estão disponíveis em Beta.

A empresa anunciou o desenvolvimento contínuo de conectores para Blender, Autodesk Alias e Civil 3D, Siemens JT, SimScale, Open Geospatial Consortium e Unity, que desbloquearão ainda mais os workflows de metaverso para empresas de manufatura, engenharia e design.

A companhia também apresenta grandes atualizações para as principais tecnologias de simulação que representam materiais, física e luz em mundos do metaverso: o Nvidia MDL, que serviu por 10 anos como o padrão de material para representação fisicamente precisa de materiais 3D – agora é totalmente de código aberto, permitindo que os desenvolvedores tragam suporte à linguagem de definição de material para qualquer renderizador;

Finalmente, o  NeuralVDB — em breve para beta, é a próxima evolução do OpenVDB e traz otimização de IA e GPU para conjuntos de dados de volume esparso e reduz o consumo de memória desses conjuntos de dados maciços em até 100x.

 

TAGS

#3D#IA#metaverso#Nvidia#Omniverse Avatar

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas