Microsoft abre inscrições para cursos gratuitos de IA com foco em mulheres
Programa Elas na IA foi criado especialmente para mulheres cis ou trans que pretendem obter conhecimentos práticos em inteligência artificial
23/04/202530/01/2025
Por redação AIoT Brasil
A conversão da OpenAI em empresa com fins lucrativos está sendo questionada pela Procuradoria-Geral da Califórnia, que solicitou o envio de informações detalhadas a respeito dos planos de transferência dos ativos da organização, como “parte de uma investigação em andamento”. A notícia foi publicada em primeira mão pelo portal The Markup, que teve acesso a um ofício enviado à direção da OpenAI pelo procurador-geral adjunto Christopher Lamerdin, em 6 de dezembro.
De acordo com The Markup, Lamerdin citou cláusulas que determinam que “os ativos da OpenAI são irrevogavelmente dedicados a seus propósitos de caridade” e devem ser protegidos e mantidos em fundos específicos para essa finalidade. Além de perguntar a respeito da transferência de ativos, o procurador pediu informações relacionadas ao plano de reestruturação da OpenAI e o valor de seus ativos.
The Markup recorreu a análises de especialistas da área jurídica para afirmar: “Autorizar a organização sem fins lucrativos OpenAI a redirecionar seus ativos para obter lucro e atrair investidores pode abrir um precedente perigoso, permitindo que startups aproveitem as deduções fiscais de organizações sem fins lucrativos mesmo quando pretendem se tornar empresas capitalistas altamente lucrativas”.
A OpenAI foi fundada no final de 2015 por um grupo que incluía o atual CEO Sam Altman, além de Elon Musk, dono da Tesla, do X e da SpaceX, e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outras estrelas do Vale do Silício. O objetivo declarado era criar uma organização sem fins lucrativos para “beneficiar a humanidade por meio de pesquisas em IA geral”, mas quatro anos depois surgiu um braço com fins lucrativos para atrair investidores e despejar bilhões de dólares em recursos de computação para treinar sistemas de IA poderosos.
A partir do lançamento do ChatGPT, a OpenAI recebeu uma avalanche de dinheiro e fechou uma rodada de financiamento de US$ 6,6 bilhões. Agora em janeiro anunciou o Projeto Stargate, uma joint venture de US$ 500 bilhões para construir data centers e infraestrutura de energia para treinamento de grandes modelos de IA. Ao mesmo tempo, a OpenAI multiplicou por sete os gastos com lobbies no Congresso e, pela primeira vez, contratou lobistas para se opor a projetos de lei para regular a IA.
Em setembro do ano passado, a Reuters informou que a OpenAI moveria o controle de seu negócio principal de uma organização sem fins lucrativos para uma corporação de benefício público com fins lucrativos. Em novembro, a Bloomberg relatou que a OpenAI estava em negociações com o procurador-geral da Califórnia para tornar possível a mudança.
#ChatGPT#fins lucrativos#grandes modelos de IA#open AI#Projeto Stargate#transferência de ativos#treinamento de IA
Programa Elas na IA foi criado especialmente para mulheres cis ou trans que pretendem obter conhecimentos práticos em inteligência artificial
23/04/2025Programa gratuito oferecido pela big tech pretende apoiar a transformação digital das empresas de mídia no Brasil
22/04/2025Opções de implantação incluem ambiente de nuvem privada virtual e monitoramento automatizado das operações
17/04/2025