Governo federal cria grupo para coordenar o plano de IA
Lançado em julho de 2024, o PBIA tem investimento previsto de R$ 23 bilhões durante quatro anos e metas ambiciosas
15/05/202516/05/2025
Por redação AIoT Brasil
O Google anunciou que começará a integrar seu novo assistente com IA Gemini em dispositivos da linha Android e na plataforma Google TV, começando pelos aparelhos da marca TCL, ainda em 2025. Nos celulares Android, com apenas um toque o assistente de IA acrescentará várias funcionalidades, entre as quais as ferramentas de câmera e o compartilhamento de tela do Gemini Live.
Em comunicado publicado no blog do Google, a diretora sênior de Produto e Experiência do Usuário da empresa, Guemmy Kim, disse que, além dos celulares, o Gemini será incorporado também em dispositivos como relógios inteligentes, fones de ouvido e telas dos veículos.
“Nos próximos meses, o Gemini chegará aos smartwatches com Wear OS. Ter o Gemini no pulso é especialmente útil quando você não está com o celular por perto”, explicou Kim. “Você pode falar naturalmente com ele: não é preciso dizer as palavras exatas nem digitar desconfortavelmente em uma telinha. Por exemplo, se estiver no vestiário da academia e já tiver guardado o celular, pode usar o Gemini para criar lembretes. E como o Gemini se conecta aos seus apps, você pode perguntar sobre aquele restaurante que seu amigo mencionou por e-mail e receber as informações diretamente no relógio”, acrescentou.
Nos carros, o Google informou que os comandos de voz sem uso das mãos com o Assistent serão aperfeiçoados com o Gemini, que entenderá a necessidade do usuário por meio de conversas naturais: “Assim, em vez de procurar o comando exato ou apertar o botão certo, você pode manter o foco na estrada. Você não só poderá encontrar a melhor rota, como também receberá ajuda durante o trajeto. Por exemplo, o Gemini pode encontrar um posto de abastecimento ou de recarga elétrica no caminho que esteja fazendo”.
De acordo com Guemmy Kim, ao se conectar ao app de mensagens, o Gemini também poderá resumir os recados recebidos e até traduzir sua resposta para outro idioma antes de enviá-la. E será possível pedir ao Gemini Live um resumo das notícias do dia ou uma sinopse rápida de um livro. O Gemini estará disponível no Android Auto nos próximos meses, e depois também em carros com Google integrado.
Nas TVs da TCL, o Gemini vai oferecer uma experiência de entretenimento ainda mais rica, com mais interação e novos recursos para a gestão de casas inteligentes. Por exemplo, com a ajuda de sensores de proximidade e do Gemini, a TV TCL passará a exibir uma visão personalizada assim que o utilizador entrar na sala. Em vez de mostrar imagens do ambiente, a TV apresentará informações úteis como o clima, as últimas notícias e até o calendário familiar.
A plataforma Google Gemini será integrada à linha de produtos da TCL nos próximos meses, com exclusividade. Shaoyong Zhang, vice-presidente da TCL Industries e CEO da TCL Electronics, afirmou: “A TCL e o Google partilham o mesmo espírito pioneiro e o compromisso de melhorar continuamente a experiência do usuário. O próximo marco na nossa parceria com o Google será um exemplo concreto de como a TCL visa inspirar grandeza”.
#Android Auto#casas inteligentes#chatbot de IA do Google#comando de voz#Gemini#linguagem natural#relógios inteligentes#smart watches#TCL#TVs TCL
Lançado em julho de 2024, o PBIA tem investimento previsto de R$ 23 bilhões durante quatro anos e metas ambiciosas
15/05/2025Governo anunciou a introdução do curso no currículo de todos os níveis até o ensino médio para mostrar as aplicações no dia a dia
13/05/2025Empresa alega que o chatbot não garante a segurança dos dados e suas respostas podem ser influenciadas pela “propaganda chinesa”
12/05/2025