Intel apresenta os processadores que vão “acelerar a IA”
Evento AI Everywhere realizado ontem mostrou as novas soluções da marca para data center, nuvem, rede, borda e PC
15/12/2023
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
No evento AI Everywhere ocorrido nessa quinta-feira, 14 de dezembro, em Nova York, a Intel apresentou uma série de produtos que pretendem acelerar a aplicação de inteligência artificial em todas as plataformas, com soluções para data center, rede, nuvem, borda e em PCs. E
Entre os destaques estavam as linhas de processadores Intel Core Ultra e Intel Xeon de quinta geração, esta construída com aceleração de IA em todos os núcleos, avanços no desempenho geral e redução do custo total de propriedade.
A família de processadores móveis Intel Core Ultra foi construída com base na tecnologia de processo Intel 4 e é a primeira a se beneficiar da “maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos”, inaugurando a “era da IA PC”, segundo a Intel. Outra novidade é o acelerador Intel Gaudi3 AI, que foi mostrado pelo CEO da Intel, Pat Gelsinger, e deverá chegar ao mercado em 2024.
“A inovação em IA está preparada para aumentar o impacto da economia digital em até um terço do PIB global”, previu Gelsinger, que destacou a forte presença da Intel em IA, que abrange servidores corporativos e de nuvem, redes, clientes de volume e ambientes de borda. Ele também adiantou que a empresa deverá entregar cinco novos nós (nodes) de tecnologia de processo em quatro anos.
De acordo com a emprea, o Intel Core Ultra incorpora inovação em várias frentes: computação de CPU, gráficos, energia, duração da bateria e novos recursos de IA. O processador conta com um acelerador de IA no chip cliente da Intel — a unidade de processamento neural, ou NPU — para permitir um novo nível de aceleração de IA, com eficiência energética 2,5 vezes melhor do que a geração anterior. De acordo com a empresa, o AI PC representa a maior transformação da experiência do PC em 20 anos, desde que os laptops puderam se conectar ao Wi-Fi de qualquer lugar.
A Intel também informou que está fazendo parceria com mais de 100 fornecedores de software para trazer centenas de aplicativos aprimorados por IA ao mercado de PCs. “Para consumidores e clientes comerciais, isso significa que um conjunto maior e mais extenso de aplicativos aprimorados por IA funcionará perfeitamente no Intel Core Ultra. Por exemplo, os criadores de conteúdo que trabalham no Adobe Premiere Pro terão um desempenho 40% melhor em relação à concorrência”, disse a empresa.
No encerramento do evento, Pat Gelsinger destacou o Intel Gaudi3 e mostrou pela primeira vez o acelerador de IA de próxima geração para aprendizagem profunda e modelos de IA generativos em grande escala. Disse ainda que, com a crescente demanda por soluções generativas de IA, a Intel espera capturar uma parcela maior do mercado de aceleradores em 2024, com o conjunto de soluções liderado pelo Gaudi.