Intel lança chips Xeon 600 para workstations e bate recorde de processamento
Empresa apresentou os novos chips na 3DExperience World 2026, com foco em ciência de dados, desenvolvimento em IA, simulação e visualização em engenharia
03/02/2026
Tamanho fonte
Daniel dos Santos*
Durante a 3DExperience World 2026, em Houston, nos Estados Unidos, a Intel apresentou seus novos processadores Xeon 600 para workstations, com até 86 núcleos de desempenho (P-cores) e 128 lanes de conectividade PCIe 5.0. O objetivo é oferecer potência para fluxos de trabalho profissionais e desempenho 61% superior.
Os novos processadores são uma atualização completa da plataforma de workstations da Intel e trazem melhorias em relação à geração anterior, como aumento significativo no número de núcleos, maior conectividade PCIe, suporte a velocidades de memória mais altas e melhor eficiência energética.
“A necessidade por capacidades de computação de alto desempenho cresce diariamente em diversos setores, e com os processadores Xeon 600 para sorkstation estamos entregando a plataforma que os profissionais precisam em seus fluxos de trabalho diários”, afirma Hector Guevarez, diretor do segmento de workstations da Intel.
Segundo a Intel, os novos processadores oferecem uma ampla gama de benefícios para ciência de dados e desenvolvimento em IA, simulação e visualização em engenharia, além de criação de conteúdo para mídia e entretenimento.
Entre os principais benefícios estão aumento no desempenho multitarefa em comparação com a geração anterior, capacidades de E/S mais robustas, conectividade com fio e sem fio aprimorada e suporte expandido a cargas de trabalho avançadas de treinamento e inferência em IA.
Os novos Xeon apresentam tecnologia de processamento Intel 3 e a arquitetura de núcleos Redwood Cove+ e oferecem desempenho 61% maior em multitarefa dentro das mesmas metas de consumo de energia (Xeon 698X de 86 núcleos versus o modelo da geração anterior de 64 núcleos, o W3595X).
A Intel também anunciou que o processador Xeon 698X com placa-mãe ASUS Pro WS W890E-Sage SE estabeleceu novos recordes mundiais de overclocking em 10 benchmarks – incluindo Geekbench4 Multi-Core, Geekbench5 Multi-Core e Y-Cruncher.
Os novos processadores chegam ao mercado até o final de março.
Daniel dos Santos viajou a Houston a convite da Dassault Systèmes*