CES 2026: LG mostra robô com IA para uso doméstico
CLOiD utiliza inteligência artificial, tem dois braços e mãos com cinco dedos, é capaz de executar tarefas como dobrar roupas, aprender a rotina da casa e aprimorar o ambiente
09/01/202608/01/2026

Por Ricardo Marques da Silva

Reprodução Intel
Até 16 núcleos de CPU, 12 Xe-cores e 50 TOPS de NPU, que oferecem até 60% de melhoria em desempenho multithread, mais de 77% de ganho em desempenho em jogos e até 27 horas de autonomia útil da bateria: são estes, segundo a Intel, os principais diferenciais dos novos processadores Core Ultra Série 3, a primeira plataforma de computação construída no Intel 18A, “o processo de semicondutores mais avançado já desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos”. A empresa afirmou ainda que, pela primeira vez, os processadores da Série 3 foram testados e certificados para usos embarcados e industriais no Edge, em áreas como robótica, cidades inteligentes, automação e saúde.
A apresentação da nova linha de processadores com IA ocorreu durante a CES 2026, evento de tecnologia e eletrônicos de consumo que se realiza até sexta-feira em Las Vegas. “Alimentando mais de 200 designs de parceiros globais, a Série 3 será a plataforma de AI PC mais amplamente adotada e globalmente disponível já entregue pela Intel”, informou a multinacional de tecnologia californiana.
“Com a Série 3, estamos totalmente focados em melhorar a eficiência energética, adicionar mais desempenho de CPU, uma GPU maior e única em sua classe, mais capacidade de computação em IA e compatibilidade de aplicativos confiável com x86”, disse Jim Johnson, vice-presidente sênior e gerente-geral do Client Computing Group da Intel.
As pré-vendas dos primeiros laptops com processadores Intel Core Ultra Série 3 começam ainda nesta semana, e os sistemas estarão disponíveis globalmente a partir de 27 de janeiro, com novos designs chegando ao longo do primeiro semestre de 2026. De acordo com a Intel, a nova família conta com gráficos integrados Arc de alto desempenho e é adequada especialmente para multitarefas que lidam com cargas de trabalho avançadas, como jogos, criação de conteúdo e produtividade em movimento.
A Intel afirmou que os novos processadores oferecem vantagens em cargas críticas de IA no Edge, com melhor desempenho em grandes modelos de linguagem. “A aceleração integrada de IA também permite um custo total de propriedade (TCO) superior, por meio de uma solução de sistema em um único chip (SoC), na comparação com arquiteturas tradicionais multichip de CPU e GPU”, explicou a empresa.
“A família Série 3 inclui os processadores Intel Core, desenvolvidos intencionalmente para sistemas móveis do segmento mainstream. Aproveitando a mesma arquitetura fundamental do Core Ultra Série 3, a linha Core viabiliza laptops mais eficientes e com melhor desempenho, em faixas de preço mais acessíveis”, acrescentou a Intel.
#ces#CES 2026#grandes modelos de linguagem#processadores#semicondutores

CLOiD utiliza inteligência artificial, tem dois braços e mãos com cinco dedos, é capaz de executar tarefas como dobrar roupas, aprender a rotina da casa e aprimorar o ambiente
09/01/2026
EliteBoard G1a Next Gen AI com aceleração de IA inova no formato e estará à venda a partir de março, juntamente com um novo monitor 4K
09/01/2026
Solução leva capacidades de inteligência artificial generativa a qualquer sistema equipado com Thunderbolt 5
08/01/2026