AiotAiot


Intel cria empresa de inteligência artificial generativa

Articul8 AI terá o apoio da gestora de ativos DigitalBridge (entre outros investidores) e vai oferecer uma plataforma especializada para clientes corporativos

08/01/2024

Intel cria empresa de inteligência artificial generativa
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

A Intel anunciou a criação da Articul8 AI, uma empresa independente que vai disputar o promissor mercado de inteligência artificial generativa e oferecer produtos ao ecossistema. De acordo com a multinacional norte-americana, que é a segunda maior fabricante mundial de chips semicondutores, a iniciativa teve o apoio da gestora de ativos DigitalBridge e de outros investidores.

A Articul8 AI (pronuncia-se “Articulate AI”) oferece recursos de IA generativa que mantêm os dados, o treinamento e a inferência dos clientes dentro de parâmetros de segurança empresarial, com a opção de implantação em nuvem local ou híbrida. Em comunicado, a Intel disse que a plataforma de software full-stack é otimizada verticalmente e foi criada com tecnologia própria: “As duas empresas permanecerão estrategicamente alinhadas nas oportunidades de entrada no setor e colaborarão para impulsionar a adoção da IA generativa no mercado corporativo”, explicou.

Arun Subramaniyan, ex-vice-presidente e gerente-geral de data center e do grupo de AI da Intel, assumiu o cargo de CEO da nova empresa. Pat Gelsinger, CEO da Intel, disse que, com seu profundo conhecimento e domínio de IA e HPC e implantações de IA de nível empresarial, a Articul8 está bem-posicionada para fornecer resultados de negócios tangíveis para clientes e parceiros. “À medida que a Intel acelera a IA em todos os lugares, esperamos seguir em frente na nossa colaboração com a Articul8”, afirmou.

Ao anunciar a criação da empresa independente, a Reuters observou que o total de investimento não foi revelado e que ainda não sabe se a Intel manterá uma participação majoritária no novo empreendimento. A agência disse ainda que a Articul8 é uma consequência do trabalho em tecnologia corporativa de IA que a Intel realizou com o Boston Consulting Group.

“Usando um de seus próprios supercomputadores, a Intel criou um sistema de IA generativa que pode ler textos e imagens por meio de uma combinação de tecnologia de código aberto desenvolvida internamente. A Intel então modificou esse sistema para rodar dentro dos próprios data centers do BCG, a fim de ajudar a resolver questões de privacidade e segurança do grupo”, acrescentou a matéria da Reuters.

Marc Ganzi, CEO da DigitalBridge, disse que, hoje, todas as empresas globais estão sendo desafiadas a integrar recursos de IA generativa em seus fluxos de trabalho. “A Articul8 construiu uma plataforma de software escalonável e de fácil implantação, que permite que as empresas criem valor com seus dados proprietários. Vemos a IA generativa como uma força fundamental que impulsiona a infraestrutura digital”, completou.

TAGS

#AI#Articul8 AI#chips semicondutores#HPC#IA#IA generativa#inteligência artificial generativa#segurança empresarial#tecnologia corporativa

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas