AiotAiot


Intel anuncia novos chips para levar a IA aos automóveis elétricos

Durante a CES, a Intel anunciou a compra da Silicon Mobility SAS, para gerenciamento de energia de veículos, e uma nova família de SoCs aprimorados por inteligência artificial

12/01/2024

Intel anuncia novos chips para levar a IA aos automóveis elétricos
Tamanho fonte
Novo chipset da Intel para carros (Divulgação)

Por redação AIoT Brasil

A Intel anunciou durante a CES (evento que acontece esta semana em Las Vegas) planos para impulsionar sua a estratégia de IA  para o mercado automotivo, incluindo um acordo para adquirir a Silicon Mobility, uma empresa de silício e software especializada em SoCs (chipsets) para gerenciamento de energia de veículos elétricos inteligentes (EV).

A novidade inclui uma nova família de chipsets de veículos definidos por IA , com a Zeekr como o primeiro fabricante de equipamento a adotar o novo SoC para fornecer suas experiências de sala de estar orientada por IA generativa para veículos da próxima geração.

“A Intel está adotando uma abordagem de ‘veículo inteiro’ para resolver os maiores desafios do setor. A condução de soluções de IA inovadoras em toda a plataforma de veículos ajudará o setor a navegar na transformação para os EVs”, disse Jack Weast, vice-presidente e gerente geral da Intel Automotive. “A aquisição  está alinhada às nossas metas de sustentabilidade ao abordar uma necessidade crítica de gerenciamento de energia para o setor”, completou o executivo.

A transição de EV juntamente com a demanda dos clientes por experiências no interior de veículos impulsiona a estratégia da Intel para viabilizar SDVs. A Intel também anunciou um compromisso de fornecer a primeira plataforma aberta de chiplets baseada em UCIe do setor para SDVs. A Intel trabalhará com a imec para garantir que as tecnologias de embalagem atendam aos rigorosos requisitos de qualidade e confiabilidade da indústria automotiva. A Intel também presidirá um novo padrão internacional definidor do setor para gerenciamento de energia de EVs.

Segundo a empresa, os SoCs Intel estão em mais de 50 milhões de veículos, capacitando infotenimento (soluções de entretenimento para caras como sistemas de som e assistentes pesssoai), clusters de instrumentos digitais e muito mais.  A Intel afirma que adquirirá mobilidade de silício para desbloquear um futuro eletrificado mais sustentável.

A Silicon Mobility SAS, uma empresa de portfólio da Cipio Partners e Capital-E, é uma empresa fabless (fabricação terceirizada) de silício automotivo e software que projeta, desenvolve e implanta SoCs de gerenciamento de energia EV. Os SoCs da Silicon Mobility apresentam aceleradores desenvolvidos especificamente para fornecimento de energia e projetados em conjunto com algoritmos de software para ganhos na eficiência energética de veículos.

O portfólio de tecnologias da Silicon Mobility ampliará o alcance da Intel no veículo para além da computação de alto desempenho em dispositivos de energia inteligentes e programáveis. A aquisição está sujeita às aprovações necessárias.

AI PC nos carros
Segundo a Intel, a nova família de SoCs de SDV aprimorados por IA atende a uma necessidade crítica do setor de escalabilidade de energia e desempenho. A família de SoCs conta com recursos de aceleração dos chamados AI PCs para possibilitar o uso de inteligência artificial no veículo mais adequado, como o monitoramento de motoristas e passageiros.

Uma demonstração feita pela empresa mostrou 12 cargas de trabalho avançadas, incluindo IA generativa, e-mirrors, chamada de videoconferência de alta definição e jogos de PC, executadas simultaneamente em vários sistemas operacionais, incluindo casos de uso crítico misto.

A demonstração mostra como as montadoras podem consolidar a arquitetura da unidade de controle eletrônico (ECU) legada para melhorar a eficiência, a capacidade de gerenciamento e a escalabilidade – tudo isso enquanto integram suas próprias soluções personalizadas e aplicativos de IA.

“Os SoCs de SDV aprimorados por IA da Intel combinam o melhor dos PCs de IA e das tecnologias de data center da Intel necessárias para suportar uma verdadeira arquitetura de veículo definida por software”, disse Weast. A Zeekr é o primeira a levar a experiência de GenAI com tecnologia Intel para os EVs de última geração.

Para acelerar uma transição mais rápida e suave para EVs e um SDV sustentável, a Intel e a SAE International anunciaram um comitê para fornecer um padrão automotivo para o Gerenciamento de energia da plataforma de veículos (J3311). A Intel presidirá o comitê. Inspirado em técnicas comprovadas de gerenciamento de energia no padrão ACPI do setor de PC, o novo padrão SAE acelerará o progresso adotando e aprimorando conceitos avançados de gerenciamento de energia do setor de PCs, ajudando todos os EVs a se tornarem mais eficientes em termos energéticos e sustentáveis.

O comitê de padrões atualmente inclui a representação industrial de Stellantis, HERE e Monolithic Power Systems (MPS). A comissão está aberta à participação adicional do setor, com o objetivo de fornecer o primeiro projeto de padrão dentro de 12 a 18 meses.

TAGS

#ces#IA#Intel#mercado automotivo#Silicon Mobility#system-on-chips (SoCs)

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas