AiotAiot


Impulsionando a inovação: avanços e desafios entre IA e robótica

Grande parte dos robôs impulsionados por inteligência artificial já não são apenas executores de tarefas e sim parceiros inteligentes, adaptáveis e criativos

05/02/2024Por Marcio Aguiar

Impulsionando a inovação: avanços e desafios entre IA e robótica
Tamanho fonte

Por Márcio Aguiar* 

A união entre IA e robótica tem possibilitado avanços significativos em diversos setores. Grande parte dos robôs impulsionados por inteligência artificial já não são apenas executores de tarefas e sim parceiros inteligentes, adaptáveis e criativos. Afinal, a tecnologia empregada nesse meio vem transformando indústrias e impulsionando uma nova era de produção.

De acordo com o levantamento da empresa de consultoria BCG (Boston Consulting Group), a projeção é de que o mercado de robótica cresça até US$ 260 bilhões em 2030. O relatório destaca ainda que o setor será impulsionado por mudanças no perfil do consumidor, crescimento econômico global e velocidade dos avanços tecnológicos.

No setor industrial, principalmente, já observamos linhas de produção mais eficientes, capazes de se ajustar de forma dinâmica às demandas do mercado, por conta da otimização de processos. Os robôs têm desempenhado um papel essencial na atualidade, tendo um impacto positivo na redução de tempo e custos operacionais, além de proporcionar benefícios para trabalhadores e empresas.

As aplicações robóticas contribuem para a segurança no ambiente de trabalho, muitas vezes executando funções que podem oferecer certo risco para os colaboradores. Permite também que os trabalhadores possam se dedicar a tarefas mais estratégicas, aumentando a eficiência como um todo na organização.

No ramo de saúde, a robótica habilitada com IA auxilia cirurgiões em operações, onde a precisão é elevada a níveis inéditos. Um exemplo é a empresa de cirurgia robótica situada em Paris, Moon Surgical, que está projetando o Maestro, um assistente cirúrgico robótico que se integra aos fluxos de trabalho clínicos e aumenta a precisão nos procedimentos cirúrgicos.

Em logística, robôs autônomos integrados com IA facilitam o gerenciamento de estoques e distribuição, proporcionando eficiência e reduzindo erros. Os autonomous mobile robots (AMRs) ou robôs móveis autônomos, percorrem enormes instalações industriais, evitando obstáculos e pessoas para chegar ao seu destino.

O agronegócio, por sua vez, experimenta uma revolução com a automação de tarefas agrícolas, melhorando a produtividade e a sustentabilidade. A startup Arugga, de Israel, criou robôs para polinizar plantações. Com o auxílio de vídeo inteligente é possível coletar dados e detectar o momento ideal para iniciar o processo de polinização.

Já a startup Greeneye, desenvolveu pulverizadores inteligentes acionados por IA, que eliminam com precisão as ervas daninhas de plantações. Essa solução pode gerar uma redução de até 90% no uso de produtos químicos, o que consequentemente minimiza a contaminação do solo e da água.
Fato é que a IA generativa aliada a robótica inspira novas formas e funcionalidades. Sua capacidade de criar, inovar e se adaptar é notável e estamos observando o quanto ela vem revolucionando o mercado como um todo.

Quando olhamos para o futuro, esperamos que a combinação entre IA e Robótica continue nos proporcionando criações inovadoras. Para isso, precisamos enfrentar os desafios tecnológicos, com resiliência, ética e responsabilidade. Um futuro impulsionado por essas tecnologias não transformará apenas os negócios, mas contribuirá para um mundo mais sustentável e eficiente.

*Marcio Aguiar é diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina

TAGS

#autonomous mobile robots (AMRs)#BCG (Boston Consulting Group)#IA#IA generativa#Moon Surgical#robótica

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas