AiotAiot


iFood oferece 50 mil bolsas gratuitas de programação

Objetivo é facilitar o acesso à educação tecnológica a grupos sub-representados, como pessoas negras, indígenas e de baixa renda

29/09/2023

iFood oferece 50 mil bolsas gratuitas de programação
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O iFood (em parceria com a plataforma de educação DIO) pretende oferecer 50 mil bolsas de estudo em cursos de programação e games a pessoas de baixa renda e grupos sub-representados no mercado de tecnologia, entre os quais mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

A iniciativa faz parte do programa Potência Tech, do iFood, criado em outubro de 2021 com foco na democratização do acesso à educação tecnológica. Os cursos do bootcamp serão ministrados por instituições parceiras do iFood e as inscrições podem ser feitas neste link até 29 de outubro por interessados de todas as regiões do país.

Para ser elegível à bolsa, é necessário ter mais de 18 anos, fazer parte de grupos sub-representados ou comprovar renda familiar mensal de até dois salários-mínimos. A primeira trilha de aprendizagem – Desenvolvimento de Jogos – utiliza a linguagem Javascript, e os participantes poderão criar games básicos e praticar desafios de código.

A segunda trilha – Programação do Zero – é dirigida a iniciantes e oferece uma abordagem básica de lógica de programação e conceitos fundamentais de tecnologia e aplicações. Os dois cursos terão duração de 12 semanas e carga horária de 64 horas.

Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e sustentabilidade do iFood, disse que a oferta de formação a grupos sub-representados no mercado é um caminho promissor para enfrentar as desigualdades sociais.

“Ao oferecer também às pessoas de baixa renda a oportunidade de se qualificarem para ingressar no mercado de trabalho, abrimos novas possibilidades de carreira para elas. O fomento à educação é um pilar fundamental para produzir impacto positivo na sociedade”.

Desde que foi lançada, há dois anos, a plataforma Potência Tech recebeu investimentos de R$ 5 milhões e ofereceu mais de 30 mil bolsas gratuitas. Segundo o iFood, nesse período, mais de 60 mil pessoas de perfis sub-representados ou de baixa renda já se inscreveram no programa, e mais de 2 mil participantes conseguiram emprego.

TAGS

#baixa renda#bolsas de estudo#bolsas gratuitas#bolsas para minorias#educação tecnológica#games#indígenas#pessoas negras#Potência Tech#programação

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas