Confirmado: “banda” que faz sucesso no Spotify é uma IA
The Velvet Sundown muda a biografia na plataforma e admite que o projeto representa uma “provocação artística contínua”
10/07/202512/12/2022
Por redação AIoT Brasil
“Uma funcionalidade divertida”: é assim que a MyHeritage, empresa que comercializa kits de teste de DNA e rastreadores online para a elaboração de árvores genealógicas, define sua nova ferramenta AI Time Machine, que, com base em imagens do rosto e de corpo inteiro do usuário, mostra como ele poderia parecer em outros períodos da história. Seja na Idade Média, seja no século 19 ou em outra época, basta entrar no site, fazer o upload de 10 a 35 fotos e escolher o tema, para receber o resultado no prazo de 30 a 90 minutos.
Com base em recursos de inteligência artificial, o AI Time Machine cria trajes e incorpora características do período escolhido para criar imagens imaginárias hiper-realistas que retratam a pessoa desde os tempos pré-históricos até a era da exploração do espaço. O usuário pode se ver, por exemplo, como um faraó egípcio, um cavaleiro medieval, um senhor ou uma senhora do século XIX, um viking ou um astronauta, com apenas alguns cliques.
A ferramenta utiliza uma tecnologia de texto-imagem baseada no conceito de difusão estável e licenciada pela Astria. Usando várias fotos de um tema, constrói um modelo que pode representar a mesma pessoa numa variedade de poses e condições de iluminação diferentes das fotos originais. Depois, utilizando uma série de temas predefinidos, sintetiza o modelo para criar as imagens finais.
O processo é simples: basta entrar no site, clicar em “Experimente agora” e seguir as instruções para carregar de 10 a 25 fotos de si próprio tiradas em ângulos diferentes. Uma vez carregadas as fotografias necessárias, é preciso introduzir um título e selecionar um entre dezenas de temas, e a partir daí a AI Time Machine cuida do resto. Quando as imagens estiverem prontas, o usuário recebe um e-mail com um link para ver os resultados.
Qual é a real utilidade da ferramenta? Basicamente, nenhuma, a não ser criar imagens que podem ser utilizadas nas redes sociais ou mostrar aos amigos, como uma brincadeira. A própria MyHeritage admite isso quando fala em “funcionalidade divertida”. O recurso é gratuito para as primeiras imagens criadas, a depender da promoção em vigor, e depois é preciso pagar 12 dólares.
Como sempre acontece quando se trata de ceder imagens pessoais, a novidade já foi alvo de dúvidas em relação à segurança e à privacidade do usuário e de uma eventual utilização inadequada. A MyHeritage, porém, garantiu que isso não ocorre e que as fotos ficam apenas em seus servidores privados, sem possibilidade de comercialização. Afirmou ainda que as fotos geradas por IA “pertencem ao usuário e não podem ser usadas em publicidade ou outro tipo de material”.
#árvore genealógica#difusão estável#fotos antigas#inteligência artificial#MyHeritage#rastreador online
The Velvet Sundown muda a biografia na plataforma e admite que o projeto representa uma “provocação artística contínua”
10/07/2025Poder Vocal foi desenvolvido por Renato Herédia (único brasileiro a ter estudado diretamente com o professor de Stevie Wonder e Michael Jackson), que tem alunos famosos como Marcos Mion, da Globo, e Tom Gil, empresário do Sepultura´
20/06/2025Só restam duas chances para assistir à “Peça para salvar o mundo”, uma resposta à expansão das novas tecnologias
27/05/2025