AiotAiot


IA generativa permite que o motorista converse com o carro

Assistente de voz oferece várias funcionalidades e foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Microsoft e a TomTom

21/12/2023

IA generativa permite que o motorista converse com o carro
Tamanho fonte

*Foto: reprodução TomTom

Por redação AIoT Brasil

A Microsoft acaba de anunciar uma colaboração com a empresa holandesa TomTom, conhecida pelas soluções de GPS e navegação pessoal, para oferecer uma nova solução de inteligência artificial generativa à indústria automotiva. Trata-se de um assistente de voz totalmente integrado que aprimora a interação do motorista com os sistemas de informação, entretenimento, localização e comando instalados no veículo.

“A integração da IA generativa (GenAI) com os sistemas do veículo permite que os motoristas não apenas falem com seus carros (como já fazem com os assistentes de voz), mas também que o veículo responda”, assegurou a TomTom em texto publicado em seu site.

De acordo com a empresa, diferentemente dos assistentes de voz padrão que muitas vezes exigem comandos específicos, a nova IA é excelente no tratamento de perguntas de acompanhamento e na manutenção da compreensão contextual: “Isso significa que os motoristas podem fazer perguntas mais complexas ou participar de conversas, recebendo respostas naturais e relevantes de seu veículo”, explicou.

O assistente de voz utiliza os modelos de Large Language (LLM) da Microsoft no Azure, os Serviços Cognitivos do Azure e os componentes básicos de fala da Microsoft. A solução está integrada ao Digital Cockpit da TomTom, uma plataforma aberta e modular de informação e entretenimento para veículos.

Dominik Wee, vice-presidente de manufatura e mobilidade da Microsoft, disse que sua empresa está reunindo os avanços da IA na nuvem com a experiência automotiva da TomTom para fornecer aos motoristas e montadoras novas ferramentas baseadas em IA: “Essa parceria permitirá que os fabricantes de automóveis ofereçam experiências de cockpit altamente diferenciadas e únicas, preservando ao mesmo tempo a sua identidade de marca”.

A TomTom lembra que, embora esteja em uma fase inicial, a IA generativa tem potencial para transformar a vida das pessoas, o que inclui a forma como interagem com seus carros: “Imagine, por exemplo, que você tem um compromisso à tarde do outro lado da cidade. O tempo fica chuvoso, com trânsito difícil. Equipada com IA generativa, a navegação do seu carro pode enviar um alerta para sugerir que você saia do trabalho 15 minutos mais cedo. Então, quando você estiver a caminho, poderá recomendar um novo episódio do seu podcast favorito para que o tempo passe mais rápido”, disse a empresa, para dar “um vislumbre” de sua solução.

TAGS

#assistente de voz#GPS#IA generativa#inteligência artificial generativa#Large Language Models#microsoft#navegação pessoal#TomTom

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas