AiotAiot


IA generativa avança nos jogos lançados em 2025 na plataforma Steam

Levantamento feito pela Totally Human Media revela que, a cada cinco games lançados neste ano na Steam, pelo menos um tem conteúdo gerado por IA

04/08/2025

IA generativa avança nos jogos lançados em 2025 na plataforma Steam
Tamanho fonte

Por Bruno Gonçalves de Macedo

Se você possui um PC Gamer, certamente também tem uma conta na Steam. A plataforma desenvolvida pela Valve é, sem dúvida, a maior e mais conhecida loja de jogos eletrônicos para computadores do mundo. No último dia 21 de julho, por exemplo, registrou 36,3 milhões de usuários simultâneos! Grande parte de seu sucesso se deve a promoções como a Summer Sale e a Winter Sale, que tornam os jogos muito mais acessíveis. Além disso, a plataforma conta com uma biblioteca de jogos vasta e diversificada, com mais de 114 mil títulos disponíveis, que vão desde as grandes produções Triple A até jogos indies, como o recém-lançado PEAK.

Mas, nas últimas semanas, a Steam ganhou relevância nos noticiários internacionais por outro motivo. Um levantamento feito pela Totally Human Media concluiu que, a cada cinco jogos lançados em 2025, pelo menos um declarou uso de conteúdo gerado por IA na sua descrição. Quando se considera todos os títulos disponibilizados desde a sua criação, cerca de 7% (pouco mais de sete mil) declaram uso de conteúdo gerado por IA. É praticamente sete vezes mais do que no levantamento realizado em 2024, quando apenas 1.1% – cerca de 1.000 jogos – explicitavam usar IA.

Onde entra a IA: 

  1. Geração de Recursos Visuais: personagens, artes, cenários, modelos 2D/3D, texturas etc.   
  2. Áudio: músicas de fundo, dublagens e narrações, usando ferramentas de conversão de texto em voz, como o ElevenLabs
  3. Texto e Narrativa: utilização de LLMs para descrições de itens, lores e até arcos de história
  4. Materiais de marketing e promoção: descrições curtas do jogo, a seção “sobre este jogo” e banners
  5. Lógica de Código/Jogo: assistência em geração de códigos.

Mas isso não é tudo. Já há jogos que empregam IA Generativa em suas gameplays, como é o caso de AI Roguelite, um RPG baseado em texto onde cada local, NPC, inimigo, item, receita e mecânica de jogo são totalmente determinados por inteligência artificial generativa. No caso de Comedy Night, jogo multiplayer onde você literalmente é um comediante de stand-up que se apresenta para outras pessoas que vão avaliar sua performance, a IA ajuda a detectar fundos de palco, máscaras faciais, nomes e descrições de salas potencialmente ofensivas. A pergunta que fica é: qual será o impacto da IA na qualidade dos jogos?

TAGS

#Desenvolvimento De Jogos#IA generativa#jogos#PC Gamer#Steam

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas