China reduz distância dos EUA no desenvolvimento de IA
Investimento estatal bilionário e cidades como Hangzhou mostram a decisão do país de se tornar uma superpotência no setor
21/07/202522/07/2025
Por Ricardo Marques da Silva
A empresa de tecnologia francesa Mistral AI acaba de anunciar uma atualização do Le Chat, uma das alternativas europeias gratuitas a bots de big techs chinesas e norte-americanas como o DeepSeek, o ChatGPT da OpenAI, o Gemini do Google, a Meta AI da Meta, o Grok do X e o Copilot da Microsoft. Agora, a versão mais atual do Le Chat oferece funções como pesquisa profunda e reconhecimento de voz, que o tornam mais atrativo.
As novas funcionalidades do chatbot são alimentadas pelos modelos de IA Voxtral e Magistral, juntamente com uma parceria de edição de imagem com o Black Forest Labs. De acordo com a Mistral, “as IAs funcionam melhor quando permitem que você se aprofunde em seus pensamentos, mantenha a conversa fluindo e permita uma continuidade contextual”.
No modo “Pesquisa profunda”, quando o usuário faz uma pergunta complexa, a ferramenta Deep Research a analisa, encontra fontes confiáveis e em seguida cria um relatório estruturado com referências, para facilitar o acompanhamento. “A Mistral projetou essa função para que você sinta que está trabalhando com um parceiro altamente organizado, ajudando você a lidar com tudo, desde tendências de mercado a tópicos científicos. Pense nele como se o Le Chat fosse seu assistente pessoal de pesquisa”, explica a empresa.
O modo “Vocal”, por sua vez, é ideal para quem prefere falar em vez de digitar. Equipado com o novo modelo de voz Voxtral, permite conversas naturais e de baixa latência, sem pausas, e é conveniente quando o usuário que fazer perguntas e está com as mãos ocupadas ou precisa transcrever uma reunião. Outra novidade é o modo “Pensar”, que utiliza o modelo de raciocínio Magistral da Mistral AI para fornecer respostas claras e ponderadas, com capacidade multilíngue nativa.
Há ainda o recurso “Projetos”, que agrupa conversas relacionadas em pastas específicas, e uma funcionalidade de edição avançada de imagens, esta também em parceria com o Black Forest Labs, com a qual o usuário pode criar uma imagem e ajustá-la com comandos simples para, por exemplo, transformar uma cena e manter personagens e detalhes.
A atualização do Le Chat é mais um sinal de que, embora relativamente pouco conhecidas e utilizadas no Brasil, as IAs europeias vêm se desenvolvendo rapidamente e se aproximam dos concorrentes em funcionalidades como geração de conteúdo, pesquisa científica, criação de vídeos e automação. No Reino Unido, por exemplo, destacam-se a Synthesia, uma plataforma de IA generativa com foco na criação de vídeos de alta qualidade que utiliza avatares digitais e suporta mais de 140 idiomas, e a BenevolentAI, dedicada à descoberta de medicamentos e pesquisa biomédica, com algoritmos que analisam grandes volumes de dados científicos.
Na Alemanha, a DeepL concorre diretamente com o Google Tradutor e já é apontada como uma das ferramentas de tradução automática mais avançadas do mundo, conhecida por sua precisão e pela capacidade de captar nuances linguísticas. Traduz textos em dezenas de idiomas com qualidade próxima à da humana, além de oferecer ferramentas como o DeepL Write para aprimoramento da escrita.
Na França, além do Le Chat, a Kpler fornece inteligência de dados e análises para mercados de commodities, utilizando IA, enquanto a EcoVadis atua como uma plataforma de classificação de sustentabilidade empresarial que utiliza IA para avaliar o desempenho de fornecedores. Na Finlândia, a Oura desenvolve anéis inteligentes com IA para o monitoramento da saúde e do sono.
#assistente pessoal de pesquisa#BenevolentAI#ChatGPT#conversas naturais#Copilot#DeepL#DeepSeek#EcoVadis#Gemini#Grok
Investimento estatal bilionário e cidades como Hangzhou mostram a decisão do país de se tornar uma superpotência no setor
21/07/2025Evento realizado na Suíça premiou equipe que desenvolveu dois robôs para resgate de pessoas em desastres naturais
18/07/2025Programa inédito terá carga total de 360 horas e duração de até 24 meses, com aulas online e ênfase na elaboração de políticas públicas
17/07/2025