AiotAiot


IA: ferramenta que prevê desmatamento ganha Prêmio Eco

Desenvolvida por Microsoft, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e Fundo Vale, PrevisIA analisa dados  como topografia, infraestrutura e estradas para identificar o risco na Amazônia

09/08/2022

IA: ferramenta que prevê desmatamento ganha Prêmio Eco
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Criado há 39 anos pela Amcham Brasil, o Prêmio Eco reconhece as boas práticas empresariais e estimula a reflexão sobre a evolução da sustentabilidade em nosso país. Este ano, a PrevisIA, ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para prever informações de áreas de alto risco de desmatamento na Amazônia, foi reconhecida na categoria “Práticas de Sustentabilidade em um Produto ou Serviço”.

Desenvolvida em parceria com a Microsoft, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e Fundo Vale, a PrevisIA analisa diversos dados  como topografia, cobertura do solo, infraestrutura urbana, estradas formais e informais e dados socioeconômicos para identificar o desmatamento.

Com recursos avançados de nuvem de computadores do Microsoft Azure e com o algoritmo de IA desenvolvido pelo Imazon para detectar estradas em imagens de satélites, a solução aperfeiçoou o modelo de risco de desmatamento para identificar os diferentes tipos de territórios ameaçados pelo desmatamento na Amazônia, incluindo Terras Indígenas e Unidades de Conservação. 

Além disso, todas as informações coletadas serão expostas ao painel de controle da iniciativa e poderão ser utilizadas pelo poder público para planejar e implementar medidas preventivas e de combate e controle do desmatamento.

“A Floresta Amazônica é um bem e uma responsabilidade de todos nós, e precisamos, mais do que nunca, estarmos cientes do nosso papel enquanto sociedade no desenvolvimento de ações intencionais que auxiliem na preservação de nossa fauna e flora”, disse Lucia Rodrigues, Líder de Filantropia da Microsoft Brasil.

TAGS

#desmatamento na amazonia#ESG#IA no meio ambiente#Microsoft Brasil#PrevisIA

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas