IA e o impacto na relação entre marcas e consumidores
A inteligência artificial permite maior compreensão das necessidades e dos comportamentos dos clientes, o que possibilita a criação de estratégias mais personalizadas e eficientes
09/05/2023
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Por Adilson Batista*
A inteligência artificial tem revolucionado diversos setores, e o marketing não é uma exceção. Com o avanço da tecnologia, o relacionamento entre marcas e consumidores vem passando por transformações significativas. Isso porque a IA permite maior compreensão das necessidades e dos comportamentos dos clientes, o que possibilita a criação de estratégias mais personalizadas e eficientes.
O tão famigerado ChatGPT, por exemplo, é mais uma prova do que a IA é capaz. Para se ter uma ideia, a plataforma de inteligência artificial que pode conversar, ajudar a planejar viagens, escrever letras de músicas, receitas, gerar ideias para a elaboração de projetos e assim por diante se tornou o aplicativo com crescimento mais rápido da história ao atingir 100 milhões de usuários ativos em janeiro, apenas dois meses após o lançamento. Em resumo: trata-se de uma ferramenta versátil que pode ser aplicada de várias maneiras para potencializar a produtividade.
Por essas e outras, não se pode mais negar que o potencial da IA já traz impactos expressivos em todas as áreas, sobretudo no mundo dos negócios. Nesse sentido, vale destacar mais possibilidades de uso que prometem favorecer qualquer segmento quando o assunto é fomentar o marketing em cena.
Análise de dados e personalização
A capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real é um dos principais impactos da tecnologia em pauta no universo do marketing. Essa habilidade permite às marcas identificar padrões e tendências de consumo, bem como entender as preferências e os comportamentos dos consumidores.
Com base nessa análise, as companhias podem criar campanhas personalizadas, ofertas e conteúdos, proporcionando uma experiência única e adaptada a cada consumidor. A abordagem personalizada aumenta a satisfação dos clientes e fortalece a relação com o público.
Assistentes virtuais e atendimento ao cliente
Outro aspecto importante é a presença cada vez maior de assistentes virtuais e chatbots no atendimento ao cliente. A inteligência artificial permite que essas ferramentas entendam e respondam às perguntas e às demandas dos consumidores de forma rápida e eficiente, proporcionando uma experiência de atendimento mais ágil e satisfatória. Além disso, os assistentes virtuais podem aprender com as interações, aprimorando as respostas e contribuindo para o relacionamento mais próximo entre a empresa e os consumidores.
Redes sociais
A IA ainda tem impacto significativo nas redes sociais, um dos principais canais de interação entre marcas e clientes. Essa tecnologia auxilia no monitoramento e na análise do engajamento dos usuários, identificando quais conteúdos geram maior interesse e interação.
Dessa maneira, é possível aprimorar estratégias de conteúdo e aumentar a relevância de publicações. Além disso, a IA pode ser utilizada para detectar influenciadores e embaixadores de marca, ajudando no estabelecimento de parcerias de sucesso e na ampliação do alcance no universo digital.
Como se vê, a inteligência artificial já transformou profundamente a relação entre marcas e consumidores, esbanjando novas oportunidades, assim como novos desafios para o marketing frente às transformações do mercado e da sociedade como um todo.
Fato é que a capacidade de personalizar a comunicação, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar as estratégias (dentro das redes sociais ou fora delas) contribui para estreitar o relacionamento entre as partes e, consequentemente, aumentar a fidelização e a satisfação dos consumidores.
*Adilson Batista é CMO da FreeBrands, house of brands do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos)