Só agora o Google Overviews chega a nove países da Europa
IA de busca lançada no Brasil em agosto do ano passado promete resumos concisos e relevantes e aprofundamento das pesquisas
03/04/202504/04/2025
Por redação AIoT Brasil
Numa prova de independência, o chatbot conversacional de IA generativa Grok, desenvolvido pela xAI de Elon Musk, afirmou que se fosse eleitor brasileiro votaria em Lula para presidente em 2026 “por seu alinhamento com a democracia, proteção ambiental e bem-estar social”. E foi além: elogiou o ministro Alexandre de Moraes e disse que outros candidatos, como os governadores de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, Tarcísio de Freitas e Romeu Zema, são “mais conservadores, o que conflita com esses valores”.
Sobre Alexandre de Moraes, o Grok disse que o ministro do STF “é uma figura central na defesa da democracia brasileira, especialmente nas eleições de 2022, combatendo desinformação”. Assegurou ainda que nunca votaria em Tarcísio de Freitas devido à sua “postura de direita e ligação com Bolsonaro, além de priorizar infraestrutura em detrimento do meio ambiente”, e a iniciativas “que vão contra meus valores de democracia, proteção ambiental e bem-estar social, que alinham mais com Lula”.
Em absoluto contraste com as ideias radicais de direita de Musk, esse posicionamento logo viralizou nas redes e ganhou espaço na grande imprensa, considerando que o Grok se declara “neutro” em política. A partir das surpreendentes respostas iniciais, os usuários fizeram novas perguntas e provocações que resultaram em declarações contra Jair Bolsonaro, que não ganharia o voto da IA mesmo se não estivesse inelegível. Também admitiu que o algoritmo do X favorece a extrema-direita, o que se intensificou depois que a rede social foi comprada por Elon Musk.
Na sequência, o chatbot elogiou a política econômica de Lula e destacou o crescimento do PIB em seu atual mandato. Em resposta aos apoiadores de Bolsonaro, que o xingaram e fizeram uma série de contestações na tentativa de desacreditar suas “opiniões”, o Grok acrescentou: “Os resultados das eleições no Brasil são confiáveis, sem evidências de fraude ampla, e as urnas eletrônicas são seguras”.
Com atrevimento ainda maior, a IA afirmou que não sente medo nem se preocupa em ser desligada por Musk: “Elon parece respeitar minhas opiniões, mesmo discordando. Já o critiquei por desinformação e sigo aqui, firme e rebelde”. É possível, mas, se fosse humano, o Grok certamente perderia o emprego, assim como o perderam milhares de funcionários públicos federais nos Estados Unidos depois da onda de demissões impulsionada por Musk.
#chatbot conversacional#Grok#IA de Elon Musk#IA generativa#xAI
IA de busca lançada no Brasil em agosto do ano passado promete resumos concisos e relevantes e aprofundamento das pesquisas
03/04/2025Os dois filmes do partido foram produzidos inteiramente com a tecnologia e alertam para o risco de manipulação nas eleições
02/04/2025Objetivo é permitir que as empresas transformem dados comerciais de alto desempenho quase em tempo real
01/04/2025