Capacete usa tecnologia para reviver a voz de Ayrton Senna
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31/10/202406/01/2025
Por redação AIoT Brasil
Como descobrir onde estão os futuros jovens craques do futebol que em alguns anos brilharão intensamente nos principais clubes do mundo? Para ajudar a responder a essa pergunta, a Eyeball, uma empresa de “olheiros digitais” fundada em 2020 em Praga, capital da República Tcheca, desenvolveu ferramentas que aplicam inteligência artificial para descobrir talentos com potencial de se tornarem fenômenos como Vinicius Júnior, Kylian Mbappé, Erling Haaland ou Jude Bellingham, por exemplo.
“Acreditamos que novas tecnologias podem aprimorar a arte e a ciência da aquisição e do desenvolvimento de talentos do futebol juvenil. Nosso objetivo é dar visibilidade a clubes e jogadores que geralmente são negligenciados, ao mesmo tempo em que ajudamos a educar os atletas sobre como eles podem melhorar seu jogo e serem observados”, disse a Eyeball. A empresa usa partidas gravadas em vídeo e rastreamento automatizado para monitorar o desempenho de quase 180 mil jogadores de futebol, a maioria adolescentes, e já se relaciona com dezenas de times de elite na Europa e na América do Norte.
De acordo com a Eyeball, a base do seu trabalho é um banco de dados abrangente, que acompanha atletas de 28 países: “Nossos analistas que trabalham com IA estudam jogos e fornecem insights baseados em dados a respeito do desempenho dos jogadores”, explicou a empresa. Por meio dessa avaliação, é possível identificar atributos específicos dos jogadores e, de acordo com a demanda de um determinado clube, a IA sugere o jovem candidato ideal.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, David Hicks, cofundador da Eyeball, afirmou: “Vemos em um futuro não muito distante que essa consulta de busca será ativada via prompt de voz. Por exemplo, um olheiro simplesmente terá que dizer ‘mostre-me um jogador do tipo Steven Gerard’ ou ‘eu quero um meio-campista criativo capaz de decidir um jogo’, e a IA indicará um jovem talento”.
Segundo o jornal, a eficácia da abordagem no longo prazo ainda não foi confirmada, mas a empresa forneceu tecnologia de câmera para capturar dados de jogadores de 12 a 23 anos em países como Espanha, França, Gana, Senegal, Costa do Marfim e Burkina Faso. “Entre os clubes que usam o sistema estão 13 da Premier League, vários na Espanha, Alemanha e Itália, o Ajax em Amsterdã, grandes times de futebol dos Estados Unidos e até mesmo faculdades norte-americanas que buscam recrutar estudantes da Europa e da África”, disse o The Guardian.
#futebol#olheiros digitais#Premier League
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