Escassez de energia atingirá 40% dos data centers de IA até 2027
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/202411/11/2022
Por redação AIoT Brasil
Numa promoção do Instituto de Inteligência Artificial Aplicada (I2A2) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), serão iniciadas na primeira semana de dezembro as aulas da última turma de 2022 do programa de capacitação em inteligência artificial dirigido a profissionais da indústria. O curso, inteiramente online, terá um ano de duração, dividido em seis meses de treinamento e seis meses de mentoria para a finalização de um projeto no ambiente de trabalho do aluno.
Estão disponíveis 20 vagas para candidatos empregados em indústrias, e as empresas terão de liberar o funcionário para estudar e desenvolver o projeto durante o expediente. O curso prevê ainda 50 horas de encontros síncronos e 72 horas de consultoria para acompanhamento da evolução dos projetos e orientações gerais para a implementação. As inscrições terminam no dia 20 de novembro e podem ser feitas no formulário disponibilizado pelo I2A2.
De acordo com os organizadores, o objetivo é ajudar a suprir a alta demanda do setor industrial por profissionais qualificados em tecnologias baseadas em inteligência artificial. Celso de Azevedo, diretor do I2A2, disse que a parceria com a ABDI vai ampliar a transferência de conhecimentos sobre IA e automação e aumentar a quantidade de multiplicadores dessas tecnologias.
Bruno Jorge, gerente de difusão de tecnologia da ABDI, acrescentou: “Durante o curso será definido um projeto-piloto para cada companhia participante e, no fim do treinamento, os alunos serão incentivados a implantar as soluções em suas empresas”. Ele também destacou a importância da parceria para o impulsionamento das tecnologias da indústria 4.0. “Uma das barreiras que o Brasil enfrenta na implementação da IA é a ausência de profissionais prontos para trabalhar com a tecnologia. Com o curso e a mentoria, conseguiremos, em pouco tempo, alcançar um bom número de empresas que vão passar a contar com projetos e com um corpo técnico mais preparado para os desafios da indústria do futuro”, disse.
Não é exigida escolaridade mínima para a participação no curso, mas é recomendável alguma familiaridade com matérias como álgebra linear, probabilidades, geometria analítica e vetorial e cálculo diferencial e integral, além de alguma experiência em linguagem de programação.
A avaliação será feita a partir das respostas apresentadas pelo candidato no formulário de inscrição, que vai gerar pontuação e classificar os 20 primeiros colocados.
#capacitação em IA#formação#indústria#inteligência artificial#mentoria
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/2024Capacidade de processamento da Intel será aliada aos produtos de visão computacional e robôs autônomos da WEG
07/11/2024Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024