AiotAiot


Hospital de Londrina utiliza robô em cirurgia ortopédica

Uniorte é o primeiro do interior do país a contar com a tecnologia desenvolvida pela empresa norte-americana Zimmer Biomet

25/10/2022

Hospital de Londrina utiliza robô em cirurgia ortopédica
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Um sistema robótico desenvolvido pela multinacional Zimmer Biomet, dos Estados Unidos, começou a ser utilizado em cirurgias ortopédicas no hospital Uniorte, de Londrina (PR), o primeiro no interior do Brasil a contar com essa tecnologia. Chamado de Rosa Knee System, o robô conta com uma plataforma que combina ferramentas de planejamento pré-operatório em 3D e dados intraoperatórios em tempo real de tecidos moles e anatomia óssea, projetada para facilitar a precisão do corte ósseo e a análise de amplitude de movimentos.

A primeira cirurgia foi feita em outubro em um paciente de 80 anos, que recebeu uma prótese no joelho direito em um procedimento liderado pelo cirurgião Alexandre Queiroz, diretor clínico do hospital. De acordo com o médico, antes da cirurgia é possível fazer o planejamento em 3D, o que permite o estudo detalhado do caso no pré-operatório.

“O robô assegura a precisão exata das incisões. Isso faz com que o tamanho dos cortes seja menor, e a prótese fica ajustada de forma personalizada. Dessa maneira o paciente terá um procedimento com menor impacto cirúrgico e maior exatidão, agilizando o tempo de recuperação e reduzindo a administração de medicamentos”, explicou Queiroz.

O Rosa Knee System chegou ao Brasil há quase dois anos e a Uniorte é a 16ª unidade hospitalar do país a utilizá-lo em artroplastias. “Estamos entusiasmados com a operação do robô no Brasil, pois ele combina a tecnologia robótica da Zimmer Biomet com nossos implantes de joelho, para os cirurgiões personalizarem os procedimentos cirúrgicos em seus pacientes”, disse Eduardo Uribe, vice-presidente da Zimmer Biomet na América Latina.

O sistema assistido por robô foi projetado para apoiar as cirurgias de substituição total do joelho, com recursos para auxiliar nas ressecções ósseas e avaliar o estado dos tecidos moles, a fim de facilitar o posicionamento do implante. O Rosa fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos. A plataforma usa o protocolo de imagem X-Atlas que fornece imagens baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e um plano da anatomia óssea do paciente.

A Zimmer Biomet, fundada em 1927, desenvolve equipamentos para intervenções musculoesqueléticas e produtos de medicina esportiva, biológicos e para extremidades e traumas. A empresa atua em mais de 25 países.

TAGS

#cirurgia ortopédica#robô#tecnologia robótica

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas