AiotAiot


Google revela o Genie 3, IA que transforma imagens em games

Por meio de prompts de texto, a ferramenta gera mundos dinâmicos navegáveis a 24 quadros por segundo, por alguns minutos, com resolução de 720p

09/09/2025

Google revela o Genie 3, IA que transforma imagens em games
Tamanho fonte

Por Bruno Gonçalves de Macedo

Como já é de praxe no mercado dos games, as desenvolvedoras postam em suas redes sociais diversas imagens capturadas in-game de seus futuros lançamentos, para demonstrar o potencial gráfico dos jogos e, claro, gerar engajamento e expectativa na comunidade gamer. Mas, e se o processo fosse invertido, com os games sendo desenvolvidos a partir de uma imagem com prompts de texto?

É isso que o Genie 3, ferramenta de IA desenvolvida pela Google Deepmind, pretende tornar possível. Ele é uma evolução do Genie 2, lançado no ano anterior, apresentando o dobro de resolução (foi de 360p para 720p), maior tempo de interação máxima (de 10-20 segundos para vários minutos) e latência em tempo real, sem delays.

Mesmo com uma série de avanços, a ferramenta ainda tem diversas limitações, principalmente para a finalidade gamer. O próprio Google reconhece que o tempo de interação máxima é um impeditivo crucial. Além disso, a renderização em 720p com 24 FPS está muito aquém do que já se vê nos consoles e PCs atuais.

Se você ficou com vontade de dar uma olhada no Genie 3, esqueça. Por enquanto, apenas alguns poucos desenvolvedores podem ter acesso à ferramenta. Segundo o Google, o próximo passo é disponibilizá-la para mais desenvolvedores, ou seja, não há perspectiva de lançamento para o público nos próximos tempos.

Além disso, de acordo com a empresa, “o Genie 3 pode criar novas oportunidades de educação e treinamento, ajudando alunos a aprender e especialistas a adquirir experiência. Além de oferecer um amplo espaço para treinar agentes como robôs e sistemas autônomos, o Genie 3 também possibilita avaliar o desempenho dos agentes e explorar suas fraquezas”. Mas sempre vale manter o radar ligado.

TAGS

#AI#games#IA#imagens#mundos virtuais

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas