AiotAiot


Google hospeda aplicativo que ajuda a deportar imigrantes

Lançado há duas semanas, o Mobile Identify vem sendo usado pelas forças policiais e pelo ICE para identificar pessoas supostamente ilegais nos EUA

19/11/2025

Google hospeda aplicativo que ajuda a deportar imigrantes
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

Na guerra travada por Donald Trump para deportar estrangeiros dos Estados Unidos, o hoje temido Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês para Immigration and Customs Enforcement) passou a contar com uma nova arma: o aplicativo Mobile Identify, lançado na semana passada pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) e hospedado no Google Play. Simultaneamente, o Google passou a remover aplicativos que informam a localização de agentes mascarados do ICE, definidos pela big tech como “um grupo vulnerável que precisa de proteção”.

As iniciativas foram avaliadas por analistas liberais como uma tomada de posição do Google e da maioria das outras empresas do setor a favor das políticas anti-imigração de Trump. “É hora de escolher um lado: fascismo ou moralidade. As grandes empresas de tecnologia já fizeram a sua escolha”, ecoou o site 404 Media.

Essa é também a opinião de Joshua Aaron, criador do ICEBlock, um dos aplicativos bloqueados pelo Google e pela Apple, que acusou as big techs de, claramente, “escolher um lado”. De acordo com Aaron, essas empresas “continuam a colocar lucro e poder acima das pessoas, usando o pretexto de manter os cidadãos seguros”, e que o objetivo do app é “proteger os cidadãos do terror que esse governo continua a impor ao povo desta nação”.

Outro aplicativo removido foi o Eyes Up, criado para mapear evidências de abusos do ICE. Seu criador, identificado apenas como Mark pelo 404 Media, “para protegê-lo de represálias”, disse que, ao hospedar o Mobile Identify, o Google ajuda o governo a perseguir inconstitucionalmente um grupo vulnerável. “Isso é imperdoável. Antigamente o Google queria ‘não ser malvado’, mas agora mostra o que realmente é”, disse Mark.

Ao responder às críticas, o Google alegou que o Mobile Identify “só funciona com contas oficiais do governo e não compartilha publicamente qualquer informação ou localização de pessoas”. Disse ainda que a Play Store tem políticas robustas: “Quando encontramos uma violação, agimos”, afirmou.

Segundo o 404 Media, o Mobile Identify é usado por agentes policiais locais e estaduais que fazem parte de um programa do ICE que lhes concede poderes relacionados à imigração. “O programa Task Force Model permite que esses policiais locais façam prisões de imigrantes durante operações de rotina e, essencialmente, transforma policiais em agentes do ICE, de acordo com a União das Liberdades Civis de Nova York. Até o momento, o ICE possui acordos com 596 agências em 34 estados”, informou o site.

TAGS

#anti-imigração#deportação#deportar imigrantes#google#ICE#Trump

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas