AiotAiot


Google desenvolve IA para rastreamento de câncer de mama

Modelo de pesquisa foi licenciado para a empresa de tecnologia médica iCAD com o objetivo de criar um processo mais preciso de detecção

02/12/2022

Google desenvolve IA para rastreamento de câncer de mama
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Google anunciou que, pela primeira vez, concedeu um licenciamento comercial à iCAD para o desenvolvimento em parceria de ferramentas de rastreamento de câncer de mama com inteligência artificial e imagens em 3D, a fim de ajudar os radiologistas a melhorar a detecção precoce da doença e avaliar o nível de risco. Com sede nos Estados Unidos, a iCAD é especializada em tecnologias médicas e fornece soluções como software para tomossíntese digital de mama, mamografia com IA e avaliação de risco personalizada.

As duas empresas pretendem utilizar o modelo com IA de imagem do Google Health em ambientes clínicos até 2024, mas a efetiva aplicação comercial da ferramenta dependerá do sucesso da pesquisa e dos testes contínuos que serão iniciados em breve. O iCAD informou que vai usar a tecnologia licenciada para melhorar seus algoritmos de IA em 3D e 2D e terá direito de comercializar os produtos desenvolvidos.

“Juntar forças com o Google representa um marco histórico para a nossa empresa, pois alavancar a IA de classe mundial do Google eleva o calibre de nossas tecnologias e pode acelerar o acesso de milhões de mulheres em escala global”, disse Stacey Stevens, CEO da iCAD, em matéria publicada no site da empresa.

Greg Corrado, chefe de Saúde IA do Google, disse que a tecnologia vai apoiar o trabalho de empresas de ponta: “Nossa IA pode ser usada para tornar a assistência médica mais acessível e mais precisa. Mas mudanças como essa só serão possíveis se trabalharmos de perto com parceiros que olham para o futuro e têm experiência de mercado e recursos para incorporar as inovações aos fluxos reais de trabalho. Todo o ecossistema precisa atuar em conjunto para promover soluções de saúde que realmente atendam melhor os pacientes, os médicos e os sistemas de saúde”, acrescentou.

Além de utilizar o licenciamento, a iCAD aproveitará a infraestrutura escalonável do Google Cloud para começar a transformar seu modelo de entrega de um conjunto local de soluções para soluções hospedadas na nuvem. A capacidade de expandir esses recursos ajudará a empresa a ampliar o acesso a ferramentas baseadas em IA em regiões carentes com desafios de infraestrutura.

De acordo com Axel Gräwingholt, médico especialista do Radiologie Am Theatre em Paderborn, na Alemanha, embora o uso de mamografia 3D esteja crescendo em todo o mundo, em muitos países a mamografia 2D ainda é prevalente no rastreamento do câncer de mama: “Muitos países europeus exigem leitura dupla de mamografia, mas a escassez global de profissionais especializados torna isso particularmente desafiador”.

TAGS

#câncer de mama#Google Health#imagens em 3D#inteligência artificial#mamografia 3D#rastreamento#tecnologias médicas

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas