BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202427/09/2022
Por redação AIoT Brasil
A Cruise, a unidade de veículos autônomos da General Motors, acaba de anunciar a sua primeira expansão, com o lançamento até dezembro do serviço de carros sem motorista nas cidades norte-americanas de Phoenix, no Arizona, e Austin, no Texas. Os chamados “robotáxis” haviam sido postos em uso pela primeira vez em São Francisco, na Califórnia, em fevereiro deste ano, com a utilização de modelos Chevy Bolt modificados.
A informação foi divulgada em uma conferência promovida pela Goldman Sachs pelo presidente-executivo da Cruise, Kyle Vogt, segundo o qual a empresa deverá atingir 1 bilhão de dólares em receita até 2025, valor que representa metade do nível de investimento anual da GM na tecnologia de veículos autônomos. Vogt disse que a Cruise chegou a operar cerca de 70 carros sem motorista simultaneamente em São Francisco e planeja dobrar ou triplicar esse número até o fim deste ano.
À agência Reuters, Vogt disse que o segmento de veículos autônomos passou de uma situação de “extremo otimismo para outra de extremo pessimismo” em pouco tempo, mas garantiu que isso vai mudar. “Acho que as pessoas serão pegas de surpresa pela rapidez com que os veículos autônomos estão evoluindo e ficarão disponíveis em praticamente todos os lugares”, previu.
O presidente da Cruise admitiu, contudo, que ainda há a necessidade de solucionar alguns problemas significativos que têm levado alguns investidores a se afastarem de apostas mais ousadas na utilização de veículos robóticos em larga escala nas vias públicas. Recentemente, a empresa recolheu 80 veículos autônomos e atualizou seu software depois que um acidente feriu duas pessoas em São Francisco, em junho.
O robotáxi faria uma curva à esquerda e parou em um cruzamento, na expectativa de que um veículo que se aproximava viraria na frente dele. Mas o carro que se aproximava dirigiu em linha reta, atingindo o veículo da Cruise. A empresa explicou que o veículo que se aproximava pela faixa de conversão à direita estava a “aproximadamente 40 milhas por hora” em uma pista com velocidade máxima de 25 milhas por hora, mas reconheceu que seu robotáxi não foi “suficientemente reativo”.
Segundo Vogt, apesar de “alguns pontos difíceis a resolver”, a tecnologia de veículos autônomos não é mais o principal gargalo. As operações em Austin e Phoenix envolverão inicialmente um pequeno número de carros, como geradoras de receita, e deverão ser ampliadas em 2023. A Cruise já obteve todas as licenças necessárias para usar os carros autônomos e, em Phoenix, testou seu serviço de entrega autônoma com o Walmart, um de seus investidores.
#carro sem motorista#Cruise#General Motors#GM#robotáxi#veículo autônomo
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024