AiotAiot


Gigante do agro investe em startup de SP

Grupo norte-americano Stoller utiliza tecnologias de monitoramento de lavouras de soja, cana-de-açúcar e café, com o uso de inteligência artificial

25/05/2021

Gigante do agro investe em startup de SP
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Por valor não revelado, o grupo norte-americano Stoller, de nutrição e fisiologia vegetal, anunciou a aquisição de participação societária na Cromai, especializada em visão computacional para o agronegócio. Assim, a startup paulista aberta em 2017 ganha capital e um novo sócio, que se juntará aos cofundadores Guilherme Castro, Marcos Fogagnoli e Diogo Dutra e a um investidor anjo que já participava do negócio.

A relação entre as duas empresas se iniciou há três anos, quando a Stoller decidiu testar os softwares da Cromai. A parceria rendeu um produto de uso exclusivo para o monitoramento de lavouras de soja e o mapeamento de deficiências nutricionais nas plantas. A avaliação é feita por meio de tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela Cromai e inclui imagens de drones e sensores acoplados a pulverizadores.

Depois, a Cromai passou a desenvolver para os clientes da Stoller soluções específicas para plantações de café, como um sistema que identifica o grau de maturação dos frutos por linha e talhão, para planejamento da colheita. As imagens são geralmente coletadas por sensores acoplados em mochilas que os técnicos levam quando percorrem as plantações em motocicletas.

Essas aplicações de IA enriqueceram o portfólio da Cromai, que já tinha experiência em culturas de cana-de-açúcar, e a ideia é ampliar o campo de aplicação para outras grandes culturas, como milho e algodão, em 2023. Ao mesmo tempo, o investimento da Stoller deu novo impulso à empresa, que anunciou a contratação de 15 funcionários, que se somarão aos 40 existentes atualmente.

“O fortalecimento dessa parceria vai agregar muito para a Cromai, não apenas do ponto de vista financeiro, porque já nos permitiu aumentar a equipe, mas também pelo conhecimento agronômico da Stoller e do acesso a novos mercados”, disse Guilherme Castro, CEO da empresa, em entrevista ao site da AgTech Garage, incubadora de agronegócio instalada em Piracicaba. Atualmente a Cromai atende 50 mil hectares e, com a aliança com a Stoller, pretende chegar a 600 mil hectares em dois anos.

Imagem de software da Cromai que monitora a maturação de frutos de café/Reprodução Cromai

TAGS

#agronegocio#Cromai#inteligência artificial#monitoramento de lavouras#Stoller

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas