OpenAI é acusada na Índia de violação de direitos autorais
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/202428/06/2023
Por redação AIoT Brasil
Nos três primeiros meses deste ano os gastos dos brasileiros com ferramentas pagas de inteligência artificial aumentaram 196%, na comparação com o mesmo período de 2022, com ticket médio de R$ 127. Essa é uma das informações apuradas pela Análise do Comportamento de Consumo, um estudo feito trimestralmente pelo Itaú Unibanco com base nas compras realizadas com cartões da instituição e pagamentos com Pix.
De acordo com a pesquisa, os profissionais que mais usam IA são os analistas de sistemas (18%), publicitários (9%), profissionais administrativos (8%), médicos (4%), professores (2%) e jornalistas (2%). Por estado, em ordem decrescente de gasto, aparecem São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. As ferramentas mais procuradas pelos consumidores foram o ChatGPT (60% das despesas) e o Midjourney (38%).
Por faixa etária, a maior parte dos consumidores de IA enquadra-se na geração Y, entre 28 e 42 anos, que responde por 52% de todas as transações, seguindo-se a geração X (de 43 a 57 anos), com 28%. Os homens representaram 80% dos gastos, com ticket médio de R$ 165, mas a participação das mulheres cresceu 140% no período e o ticket médio foi maior (R$ 268).
Em relação às modalidades de pagamento, o Pix manteve a tendência de rápida expansão, com alta de 76% no período, seguindo-se os cartões de crédito (aumento de 17%) e de débito (10%). O varejo físico continua dominante e respondeu por 76% do faturamento, bem acima dos 24% das compras online. No entanto, a pesquisa mostrou que as compras pela internet vêm ganhando espaço, com crescimento de 21% no período.
Várias outras tendências de comportamento dos consumidores foram apontadas no estudo, entre as quais algumas curiosas, como a busca por procedimentos médicos que permitem o prolongamento da idade fértil da mulher, como congelamento de óvulos e fertilização in vitro, cujos valores tiveram alta de 89% no primeiro trimestre. Também houve aumento nas despesas com tratamentos capilares, como implantes de cabelo, que cresceram 60% no valor transacionado e tiveram ticket médio de R$ 3.930.
#ChatGPT#inteligência artificial#Midjourney
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/2024O AIoT Brasil acompanhará de perto um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que deverá receber mais de 70 mil participantes
11/11/2024Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024