AiotAiot


Ferramentas de IA antecipam tendências na Black Friday

Tecnologias aplicadas pela plataforma Mercado Livre analisam dados em tempo real para personalizar a experiência de compra

29/11/2024

Ferramentas de IA antecipam tendências na Black Friday
Tamanho fonte

* Imagem: divulgação/Mercado Livre

Por redação AIoT Brasil

Com a utilização de inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural (NLP), as plataformas Mercado Livre e Mercado Pago estão antecipando tendências de consumo para a Black Friday de hoje, a fim de personalizar e melhorar a experiência de compra do consumidor. O Mercado Livre também anunciou o início de operação de 340 robôs autônomos com a tecnologia Shelves to Person, a fim de otimizar a operação logística e de estoque.

Integrado ao centro logístico de Cajamar em São Paulo, o sistema pode reduzir em até 20% o tempo de processamento de pedidos e é capaz de despachar até 20 mil itens por dia, de acordo com o Mercado Livre. Os robôs têm cerca de 1 metro de diâmetro, pesam 145 quilos, atingem velocidade máxima de 2 m/s e são capazes de erguer e transportar até 600 quilos de mercadorias. O tempo de autonomia é de oito horas, com duas horas de recarga, e o deslocamento para as estações de recarga ocorre de forma autônoma.

“Queremos proporcionar uma experiência cada vez melhor para os consumidores, e a IA vem desempenhando um papel essencial nesse processo”, disse Daniel Ambrosio, diretor de engenharia do Mercado Livre. “Cerca de 60% das perguntas feitas pelos compradores já são respondidas automaticamente, sendo 90% com o uso de IA e 10% com regras automáticas que buscam dados do próprio anúncio”, acrescentou.

A combinação de machine learning, deep learning e NLP permite a análise de grandes volumes de dados em tempo real e identifica padrões complexos de comportamento, como buscas, interações e histórico de compras. É dessa forma que o Mercado Livre consegue antecipar tendências de consumo, utilizando também técnicas de computer vision e NLP para ajustar automaticamente as descrições e os formatos de anúncios.

Por sua vez, o Mercado Pago aplica IA e machine learning para conhecer melhor seus clientes e agora, pela primeira vez durante a Black Friday, os usuários poderão contar com uma nova ferramenta para análise de crédito em tempo real. Os consumidores que já aderiram ao open finance terão acesso a ofertas selecionadas por IA, que analisa mais de 5 mil variáveis. A solução pode ser usada para pagamentos com cartão, crédito pessoal e linhas de crédito.

TAGS

#Black Friday#dados em tempo real#deep learning#experiencia de compra#inteligência artificial#Machine Learning#Mercado Livre#Mercado Pago#NLP#processamento de linguagem natural

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas