AiotAiot


Fabricantes anunciam novas soluções com IA e IoT no MWC

Anel com inteligência artificial, AI PCs, vídeo com IA generativa em tempo real e computação ambiental pré-6G estão entre as novidades da feira, que acontece esta semana em Barcelona

27/02/2024

Fabricantes anunciam novas soluções com IA e IoT no MWC
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil 

O Mobile World Congress (MWC) 2024, maior evento de telecomunicações e conectividade do mundo, que acontece em Barcelona, traz um lote de novas soluções de grandes fabricantes voltado para inteligência artificial e internet das coisas.

No primeiro dia da feira, empresas como Intel, MediaTek,  Qualcomm e Samsung reforçaram seu compromisso na ampla adoção de Inteligência Artificial (IA) em seus portfólios e anunciaram diversos lançamentos. Confira:

Samsung
Galaxy Ring – O anel inteligente terá suporte às novas ferramentas de inteligência artificial da empresa, além do My Vitality Score, um novo recurso dentro do Samsung Health. Com ele será possível monitorar, por exemplo, os batimentos cardíacos do usuário.

“Nossos produtos e inovações mais recentes da linha Galaxy desbloqueiam o poder da Inteligência Artificial móvel para capacitar pessoas em suas vidas cotidianas e abrir novas possibilidades,” pontuou TM Roh, presidente e chefe do Mobile eXperience Business da Samsung Electronics.

Qualcomm
Qualcomm AI Hub – biblioteca que concentrará Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) que já estejam otimizados para rodar em plataformas Snapdragon, visando facilitar a implementação desses modelos em celulares e notebooks.

Snapdragon X80 5G – seu primeiro modem com suporte totalmente integrado a comunicações via satélite NB-NTN para conectividade com redes não terrestres, com acelerador de tensor que é alimentado por IA.

FastConnect 7900 – primeiro modem a oferecer desempenho otimizado para IA e integrar as tecnologias Wi-Fi 7, Bluetooth e Ultra Wideband em um único chip.

“O futuro da IA generativa é híbrido, com a inteligência no dispositivo (on-device) trabalhando em conjunto com a nuvem para fornecer maior personalização, privacidade, confiabilidade e eficiência. A conectividade é fundamental para ajudar a IA generativa a escalar e se estender pela nuvem, borda e dispositivo, e as soluções de IA estão nos permitindo oferecer conectividade de próxima geração que pode suportar esta era de IA generativa”, disse Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm Incorporated.

Intel
Xeon Sierra Forest de 288 – os processadores contam com o software Intel de Gerenciamento Energético de Infraestruturas (IPM), voltado para escalar a eficiência e reduzir o custo de operação a longo prazo de servidores para redes móveis 5G.

A empresa anunciou também novas plataformas, soluções e serviços abrangendo IA da rede e da borda, processadores Intel Core Ultra e AI PC, entre outras.

“A Intel está oferecendo inovações para nossos parceiros e seus clientes através da rede, da borda e de empresas para modernizar suas redes, monetizar novos serviços da rede e levar IA para todos os lugares”, afirmou Sachin Katti, Vice-presidente Sênior e Diretor Geral do Grupo de Rede e Borda da Intel.

MediaTek
A fabricante de processadores MediaTek terá várias demonstrações de uma nova geração de tecnologias, com destaque para produtos NTN, 5G RedCap e 5G CPE, além de parcerias para o Dimensity Auto, bem como exemplos de difusão de vídeo com IA generativa em tempo real e computação ambiental pré-6G. E apresentará uma série de demonstrações de IA generativa utilizando a mais recente geração de APU apresentada no SoC para smartphones flagship Dimensity 9300:

  • SDXL Turbo: Um motor de difusão de texto para imagem que gera imagens dinamicamente em tempo real, com base nas instruções fornecidas pelo usuário.
  • Geração de difusão de vídeo: Permite uma rápida geração de difusão de vídeo, capaz de criar uma grande variedade de estilos de animação.
  • Fusão de Adaptação de Baixo Alcance (LoRA): Nesta demonstração, a MediaTek mostra como incorporou a Fusão de Adaptação de Baixo Alcance (LORA) na plataforma de IA NeuroPilot, exibida em um caso de uso onde avatares animados são criados a partir de uma câmera e processados em tempo real.

“O MWC nos oferece uma ótima oportunidade para demonstrar nosso crescimento ao destacar nossos últimos desenvolvimentos em IA generativa de borda, banda larga via satélite, 5G RedCap e CPE”, disse Joe Chen, Presidente da MediaTek. “Também estamos estabelecendo as bases para a era do 6G por meio de inovações em categorias emergentes como a computação ambiental”.

NEC
A NEC, empresa que realiza a integração de tecnologias de TI e de rede, apresentará as suas mais recentes soluções de transformação digital, incluindo uma vasta gama de tecnologias de rede globais e de Inteligência Artificial (IA). E CTO global da NEC, Motoo Nishihara, ministrará uma palestra, a partir das 11h15, sobre o tema “Além do ChatGPT: O futuro da IA Generativa nos negócios”.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas