Avanço da IA leva jovens a buscarem profissões “práticas”
À medida que a tecnologia elimina empregos, cresce a procura por especializações em áreas nas quais o trabalho humano é insubstituível
04/12/202530/09/2024

Por redação AIoT Brasil
Na contramão das tendências tecnológicas mais visíveis nas grandes organizações, a maioria dos responsáveis pela área de recursos humanos nas empresas brasileiras ainda não utiliza ferramentas de inteligência artificial. Além disso, muitos dos profissionais do setor gastam quase metade do seu horário de trabalho em atividades burocráticas que requerem pouco ou nenhum desafio intelectual.
Esses são alguns dos dados revelados pela pesquisa “Transformação digital do RH: como a tecnologia e a inteligência artificial vão moldar o futuro do RH”, conduzida pela plataforma Think Work em parceria com a empresa de gestão de benefícios Flash, entre 7 de junho e 9 de julho de 2024. Participaram do levantamento 303 profissionais de RH que atuam em empresas de diferentes portes em todas as regiões do país, e o resumo das conclusões foi este: “Apesar da área de recursos humanos estar no centro das discussões sobre o futuro do trabalho, a adoção de IA e a transformação digital ainda se encontram em estágio inicial nas organizações”.
Entre os problemas causados em parte pela demora na aplicação de tecnologias como a IA, o estudo menciona a recorrência de danos à saúde mental, apontada por 80% dos entrevistados, enquanto 70% relataram queda nos níveis de motivação, engajamento e satisfação no trabalho. “Os que conseguem reduzir essas tarefas burocráticas colhem benefícios claros. Entre os profissionais que se dedicam a atividades mais estratégicas, 86% reportam maior capacidade de inovação, enquanto 66% notam ganhos na motivação, 76% na satisfação e 71% na produtividade”, observou o relatório.
Frederico Miranda, diretor de produto da Flash, disse que a transformação digital e a IA têm o poder de revolucionar o RH: “No entanto, para que isso aconteça, é essencial que as empresas superem os desafios culturais e façam investimentos em soluções que não apenas modernizem, mas também empoderem o departamento de gestão de pessoas com recursos e dados. Com menos burocracia e mais tecnologia, o setor poderá finalmente focar no que mais importa: o capital humano da organização”, afirmou.
Segundo a pesquisa, apenas 30% das empresas brasileiras aplicam IA em seus processos de RH, principalmente na personalização da capacitação dos funcionários (44%) e no aperfeiçoamento da gestão de informações e da interação entre equipes (43%). “Com o apoio da IA, vemos que o RH consegue analisar melhor os dados sobre gestão de pessoas, tomar decisões mais justas e melhorar a experiência dos funcionários”, acrescentou Tatiana Sendin, CEO da Think Work.
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