Microsoft deve investir US$ 80 bilhões em IA neste ano
Presidente da empresa disse que entre as prioridades está a construção de datacenters para o treinamento de modelos de inteligência artificial
14/01/202503/10/2024
Por Daniel dos Santos
Durante o evento Google Cloud Summit, realizado esta semana em São Paulo, Eduardo López (à esquerda), presidente do Google Cloud para América Latina, falou sobre temas como a parceria com a Oracle para a migração de cargas de trabalho Oracle para o Google Cloud, sobre o Google Cloud Startup Hub, abordou o estudo CTIOs no Brasil, que mostra que a nuvem pública está presente em 100% das empresas entrevistadas, e falou sobre os desafios da empresa no setor.
Questionado pelo AIoT Brasil sobre o principal desafio da empresa no Brasil na área de computação na nuvem, setor no qual a demanda é extremamente alta, com alguns players do mercado não conseguindo atender ao volume de pedidos dos clientes, ele apontou a escalabilidade como a barreira a ser superada.
“Nosso principal desafio é a escalabilidade. O mercado demanda muito de nós”, admitiu o executivo. Como solução, o Google Cloud aposta no desenvolvimento de parcerias. “Há três anos fizemos um forte investimento para criar um ecossistema de parceiros que permita a Google Cloud crescer”, destaca o executivo.
“Nós estamos crescendo muito bem. Mas a oportunidade de crescimento é gigante, porque os clientes nos demandam”, destaca López. A solução, segundo o executivo, está nas parcerias, com investimento em distribuição e qualificação dos parceiros. “Investimos em treinar 50 parceiros em IA para ter esses recursos”, explica.
Para atingir a escalabilidade necessária, o Google Cloud aposta no modelo de ecossistema que ajude na implementação dos projetos. E as startups são essenciais para isso. Tanto que a empresa anunciou no Brasil o Google Cloud Startup Hub, um espaço que oferecerá atividades às empresas que estão no início de suas jornadas para que elas possam acelerar a integração com o ecossistema de tecnologia.
De acordo com o Google, a missão do novo hub é apoiar o crescimento do ecossistema de startups no país, conectando-as aos especialistas, boas práticas e produtos do Google necessários para seu desenvolvimento. Outra forma de apoio acontece a partir do programa Google for Startups Cloud Program, que tem como objetivo oferecer a startups acesso a produtos e suporte técnico, mentores dedicados, especialistas do setor, além de créditos na nuvem do Google.
#cloud#escalabilidade#google#nuvem#startups
Presidente da empresa disse que entre as prioridades está a construção de datacenters para o treinamento de modelos de inteligência artificial
14/01/2025Veículo, que é referência no Brasil em inteligência artificial e internet das coisas, deu um passo importante para iniciar suas operações em Portugal com a assinatura de um contrato de mentoria com a Sheree, empresa dedicada à incubação de startups na capital portuguesa
10/12/2024Priscyla Laham assume o lugar que era de Tania Cosentino, que passa a ser gerente geral da área de vendas para o setor de Segurança da Microsoft América Latina
03/12/2024