AiotAiot


Tendências que transformarão os negócios no Brasil

Relatório 5 tendências para 2022 e além, do IBM Institute for Business Value, mostra como as demandas de consumidores, funcionários e investidores estão mudando

02/09/2022

Tendências que transformarão os negócios no Brasil
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A efervescência tecnológica que as empresas experimentaram nos últimos três anos reinventou a forma como os líderes empresariais veem o futuro de seus negócios. Nesse sentido, a IBM anunciou, durante o evento Think on tour SP, cinco tendências que a companhia acredita que transformarão os negócios no Brasil e na América Latina.

“À medida que arriscam, colocam o talento no centro da estratégia e praticam inovação aberta, as empresas permanecem relevantes em um mercado altamente competitivo e desafiador. As decisões e investimentos que fazem hoje definirão as oportunidades do amanhã. Quando unimos tecnologia, talentos diversos e o ecossistema, o resultado é inovação para as organizações, seus clientes e para a sociedade”, ressalta Marcelo Braga, presidente e líder de Technology da IBM Brasil.

O relatório “5 tendências para 2022 e além”, do IBM Institute for Business Value, revela como a demanda de consumidores, funcionários e investidores, bem como as apostas e preferências de empresas, estão mudando.

Essas tendências destacam mudanças que vieram para ficar.

ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
 Em vez  de desenvolver ações isoladas e inovadoras, os líderes devem focar na implementação de sistemas integrados que revolucionem os modelos de negócios. Nesse contexto, assumir riscos leva a bons resultados. As empresas com uma cultura tolerante a falhas tiveram um aumento de 10% na receita.

Além disso, as empresas que investiram em ecossistemas e inovação aberta tiveram um aumento médio de 40% na receita. Segundo o IDC, o Brasil será o país com maior consumo de novas tecnologias até 2026. Isso equivale a uma taxa composta de crescimento (CAGR) de 16,9% no período 2021-2026.

TALENTO
 Nos primeiros cinco meses deste ano, cerca de 3 milhões de pessoas deixaram seus empregos voluntariamente no Brasil. Globalmente, segundo dados do IBV, mais da metade (56%) dos profissionais que mudam de emprego em 2021 citam a necessidade de flexibilidade como principal motivo e quase um terço diz estar mais comprometido com seus valores.

As empresas precisam repensar seus modelos de negócios e fazer as mudanças necessárias para se tornarem mais atrativas. Isso significa colocar as pessoas em primeiro lugar, priorizando a saúde financeira, mental e física, proporcionando flexibilidade e promovendo confiabilidade.As empresas que não atenderem às necessidades de seus funcionários provavelmente perderão a guerra de talentos e ficarão com posições não preenchidas. O impacto econômico da América Latina pode chegar a US$ 35 trilhões até o final de 2022 devido a lacunas de habilidades tecnológicas e digitais em todos os setores da indústria.

SUSTENTABILIDADE
Os CEOs dizem que a sustentabilidade é uma de suas principais prioridades nos próximos dois a três anos, com 54% dos consumidores dizendo que estão dispostos a pagar um preço mais alto por produtos ecologicamente corretos. Enquanto isso, pouco menos da metade dos consumidores dizem confiar nas alegações de sustentabilidade de uma empresa, e mais de três quartos desse grupo fazem suas próprias pesquisas antes de tomar uma decisão de compra.Isso significa que, se as empresas quiserem se envolver com esses consumidores-alvo, elas precisam fornecer informações transparentes e detalhadas sobre o andamento de suas iniciativas.

ECOSSISTEMA
O olhar sobre o ecossistema cresceu exponencialmente nos últimos anos. A inovação aberta incentiva mais colaboração e cocriação para atender às novas – e cada vez mais exigentes – necessidades dos consumidores. Avaliar a inteligência coletiva e ir além dos limites da própria organização são fundamentais para atingir esse objetivo.Isso nos permite enfrentar os desafios que enfrentamos hoje em um momento de rápidas mudanças e disrupções. Para que as empresas se transformem, elas precisam colaborar com parceiros do ecossistema, incluindo concorrentes.

CIBERSEGURANÇA
Tecnologias, plataformas e ecossistemas baseados em nuvem melhoram os recursos de agilidade e inovação, mas podem colocar sua organização em risco se não forem gerenciados adequadamente. 70% das organizações lutam para proteger dados em várias nuvens e ambientes locais. A chave é combinar estratégia, tecnologia e uma abordagem Zero Trust para melhorar os resultados de negócios, detectar e conter incidentes de segurança mais rapidamente e proteger seus ativos, seus clientes e seus negócios.

Transformação e a disrupção são processos contínuos.As empresas devem arriscar, aprender com suas falhas e encontrar a combinações de tecnologias, estratégias e pessoas que podem ajudá-las a avançar. Investimentos de hoje podem significar oportunidades e preparação para enfrentar o futuro e, sem dúvida, estar melhor posicionado para aproveitar todas as mudanças positivas que a transformação digital traz.

TAGS

#cibersegurança#IBM#sustentabilidade#tecnologias#Zero Trust

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas