AiotAiot


Empresa que tem IA como CEO atinge crescimento recorde

Companhia chinesa de games utiliza há sete meses um robô com inteligência artificial que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, sem receber salário

20/03/2023

Empresa que tem IA como CEO atinge crescimento recorde
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Sete meses depois de nomear um robô de inteligência artificial como CEO de uma de suas subsidiárias, a produtora chinesa de games NetDragon Websoft, sediada em Hong Kong, registrou um crescimento recorde de suas ações na bolsa de valores de Hong Kong.

A notícia repercutiu por levar a outro nível a discussão relacionada aos limites da substituição do humano pela máquina e, ao mesmo tempo, provocou algumas dúvidas – por exemplo, até que ponto a IA realmente tem poder de decisão nas iniciativas da empresa ou se a iniciativa representa nada mais do que uma jogada de marketing.

De acordo com o site de negócios norte-americano The Hustle, que acompanha o mercado financeiro mundial, as ações da NetDragon aumentaram bastante, e esse desempenho pode ser atribuído a fatores como o aumento da demanda pelos seus produtos ou serviços. Observa, contudo, que também pode se relacionar às “notícias positivas sobre a empresa”, o que sugere inovação e, talvez, a capacidade de aparecer na mídia.

O título da matéria do Hustle é sugestivo: “Devemos automatizar o CEO?”. O texto destacou a nomeação do robô como CEO e disse que até agora essa decisão não teve consequências catastróficas para a NetDragon: “Na verdade, desde que isso aconteceu, as ações da empresa subiram 18,2% até fevereiro de 2023”. O portal lembrou ainda que o novo chefe “trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, não dorme e não tem remuneração”.

A escolha de uma IA como CEO foi anunciada pela NetDragon em agosto do ano passado, em comunicado à imprensa. Segundo a empresa, o robô humanoide alimentado por IA e chamado “Mrs. Tang Yu”, ou senhora Tang Yu, havia sido nomeado CEO rotativo de sua principal subsidiária, a Fujian NetDragon Websoft, “para transformar a gestão corporativa e elevar a eficiência operacional a um novo patamar”.

A NetDragon acrescentou: “Tang Yu também servirá como um hub de dados em tempo real e uma ferramenta analítica para apoiar a tomada de decisões racionais nas operações diárias e permitirá um sistema de gerenciamento de riscos mais eficaz. Além disso, espera-se que Tang Yu desempenhe um papel crítico no desenvolvimento de talentos e na garantia de um ambiente de trabalho justo e eficiente para todos os funcionários”.

O presidente da NetDragon, Dejian Liu, disse que a IA é o futuro do gerenciamento corporativo: “Olhando para a frente, continuaremos a expandir nossos algoritmos com a Tang Yu para construir um modelo de gerenciamento aberto, interativo e altamente transparente, à medida que nos transformamos gradualmente em uma comunidade de trabalho baseada em metaverso, o que nos permite atrair uma base muito mais ampla de talentos em todo o mundo e nos coloca em posição de alcançar objetivos maiores”.

Com valor de mercado estimado em US$ 1,1 bilhão, a NetDragon foi fundada em 1999 e desenvolveu vários games interativos, entre eles o Conquer, o Eudemons e o Heroes Evolved, além de ter criado o primeiro portal de jogos online da China. The Hustle lembrou que, há vários anos, o fundador do Alibaba, o bilionário Jack Ma, havia dito que um robô provavelmente ainda estará na capa da revista Time como o melhor CEO do ano. E concluiu: “Se o bot CEO do NetDragon continuar a fazer subir as ações da empresa, essa previsão pode não ser tão absurda”.

Conquer é um dos jogos criados pela empresa chinesa/Reprodução NetDragon

TAGS

#eficiência operacional#estão corporativa#games#gerenciamento corporativo#inteligência artificial#robô#robo humanoide

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas