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01/04/202408/02/2024
Por Ricardo Marques da Silva
A Archer Aviation, fabricante de veículos elétricos de decolagem e pouso verticais (eVTOL), anunciou que nas próximas semanas iniciará a produção dos seus primeiros táxis voadores para uso comercial. Na fábrica da empresa em San José, na Califórnia, serão montadas três unidades destinadas a testes de velocidade e ao cumprimento das exigências envolvidas no processo de homologação pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), responsável pela liberação de aeronaves nos Estados Unidos.
Em entrevista ao portal IoT News Today, Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer, disse que a chave para conseguir a certificação da FAA é pilotar o táxi aéreo em conformidade com todos os requisitos oficiais: “Acredito que estamos posicionados para ser os primeiros no setor a fazê-lo. Desde o primeiro dia, a estratégia da Archer tem sido construir uma aeronave que seja certificável e fabricável em grande escala. Esse foco é o que nos permitiu avançar com mais rapidez e eficiência do que qualquer outra empresa do setor nos últimos anos”, acrescentou.
Os testes iniciais já haviam sido concluídos recentemente e incluiu manobras de voo progressivamente mais complexas para capturar dados para análise. Agora, a Archer adotará uma abordagem incremental em que o veículo voará em velocidades cada vez maiores até atingir uma transição completa na asa, a fim de demonstrar a capacidade de decolagens e pousos verticais e de navegar com eficiência. A terceira fase envolverá voos simulados em rotas comerciais para testar a prontidão operacional.
Tudo indica que os novos táxis aéreos serão adotados, em primeiro lugar, nos Emirados Árabes, com base na recente assinatura de um acordo com a Air Chateau International para que a operadora de aviação privada adquira os veículos para operar na região. A Archer também já havia anunciado seus planos de iniciar operações com eVTOL em Abu Dhabi e em Dubai, em 2026.
De acordo com o IoT News Today, a Archer havia manifestado anteriormente a intenção de construir um centro de engenharia de excelência para apoiar a crescente indústria de mobilidade aérea avançada nos Emirados Árabes Unidos e em todo o Médio Oriente. A empresa também assinou um Acordo de Lei Espacial com a Nasa para testar sua célula de bateria e design de sistema, com planos de compartilhar os resultados para apoiar o mercado de mobilidade aérea avançada.
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