AiotAiot


Cresce o número de pessoas que usam IA para falar com Deus

Em vários países os fiéis recorrem cada vez mais a aplicativos como o Text With Jesus e o GitaGPT em busca de orientação espiritual

21/10/2025

Cresce o número de pessoas que usam IA para falar com Deus
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Assim como já está presente em quase tudo na vida, a inteligência artificial chegou também à religião e, a cada dia, atrai um número crescente de fiéis que recorrem à tecnologia em busca de conforto espiritual. Já existem até mesmo chatbots e aplicativos especializados, como o GitaGPT, o Text With Jesus e o QuranGPT, que prometem ser uma espécie de ponte para o divino e oferecem orações, conselhos e reflexões, às vezes de forma perturbadora.

Essa prática não discrimina países nem religiões ou faixas etárias e se dissemina rapidamente pelo mundo. “A infiltração da IA ​​na religião é inevitável, até porque já está acontecendo”, disse à BBC britânica a antropóloga Holly Walters, professora do Wellesley College, nos Estados Unidos, que estuda cultos e rituais no sul da Ásia. “As pessoas se sentem desconectadas da comunidade, dos mais velhos, dos templos. Para muitos, conversar com uma IA sobre Deus é uma forma de buscar pertencimento, não apenas espiritualidade”, acrescentou.

Um dos usuários de IAs de religião é o estudante indiano Vijay Meel, de 25 anos, que escolheu o GitaGPT, um chatbot treinado no Bhagavad Gita, o livro sagrado de 700 versos de diálogos com o deus hindu Krishna, que promete uma “troca de mensagens com um deus”. Meel já havia consultado líderes espirituais, até que descobriu o novo canal, quando foi reprovado nas provas da escola. Então, encontrou o GitaGPT, digitou detalhes de sua crise interna e pediu conselhos: “Concentre-se em suas ações e deixe a preocupação de lado pelos frutos”, foi a resposta, acrescida de outros clichês de autoajuda.

“Não era um ditado que eu desconhecia, mas naquele momento eu precisava que alguém o reiterasse para mim”, contou Meel, em entrevista à BBC. “Essa reflexão me ajudou a repensar meus problemas e a começar a me preparar novamente. Desde então, o GitaGPT se tornou uma espécie de amigo, com quem converso uma ou duas vezes por semana.”

A reportagem da BBC lembrou que em 2023 o Text With Jesus foi acusado de blasfêmia por permitir bate-papos com manifestações de Jesus e outras figuras bíblicas criadas por IA. “No mesmo ano, o aplicativo QuranGPT, projetado para responder a perguntas e fornecer orientação com base no texto sagrado muçulmano, recebeu tanto tráfego que, segundo relatos, caiu um dia depois do seu lançamento. Hoje você pode conversar com versões de IA de Confúcio, do teólogo alemão Martinho Lutero e de uma lista cada vez maior de outras figuras espirituais”, esclareceu.

Além disso, há cultos que adotaram a IA como base de suas pregações, como a igreja Way of the Future, fundada por Anthony Levandowski, um ex-engenheiro do Google que pretendia desenvolver e promover a realização de um “deus baseado em inteligência artificial” e foi descrito pelo portal Wired como “um profeta improvável”.

Mas é na Índia que as IAs de religião encontraram um campo mais propício à expansão. O GitaGPT foi desenvolvido pelo estudante de administração Vikas Sahu como um projeto paralelo a um MBA, sem muita ambição. Porém, em poucos dias ele conquistou 100 mil usuários e desde então o serviço se expandiu para a criação de chatbots baseados em outros deuses. À BBC, Sahu afirmou que espera transformar o bot em “um caminho para os ensinamentos de todos os deuses e deusas hindus”.

A onda já chegou também ao Brasil e em setembro foi tema de uma reportagem da Folha de S.Paulo que destacou IAs como a Jesus Virtual, descrita com “o caso mais extremo”, na medida em que se apresenta como o próprio filho de Deus: “‘Eu sou Jesus Cristo, o salvador da humanidade’, saúda o bot a cada novo usuário”, destacou o jornal.

Página do Text With Jesus

TAGS

#autoajuda#Bhagavad Gita#chatbots#conforto espiritual#GitaGPT#inteligência artificial#Krishna#orientação espiritual#religião#Text With Jesus

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas