AiotAiot


CPqD lança plataforma de IA e IoT para o setor industrial

Pailot pode ser utilizada por vários outros segmentos e oferece análise de dados com recursos de aprendizado de máquina

25/08/2023

CPqD lança plataforma de IA e IoT para o setor industrial
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) anunciou o lançamento da Pailot, uma plataforma de inteligência artificial e internet das coisas com múltiplas aplicações em áreas como indústria, saúde, cidades inteligentes, agronegócio e logística.

O sistema foi desenvolvido no Brasil, com interface em português, e oferece análise de dados com recursos de aprendizado de máquina, opção de data lake com capacidade para armazenar imagens, áudios e streaming e API aberta para integração com outros softwares e aplicações.

Um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, o CPqD foi fundado em 1976, no âmbito da Telebrás, e em 1998 tornou-se uma fundação de direito privado sem fins lucrativos. De acordo com a instituição, o foco inicial da plataforma é a digitalização do setor industrial, a fim de proporcionar redução de custos e aumento na eficiência, na qualidade e na capacidade de fabricação de um produto por meio de relatórios precisos, análises avançadas e previsões estratégicas.

A Pailot pode ser usada na nuvem ou em software local (on-premise), como suíte ou por módulo de aplicação, dispondo de recursos de cibersegurança e privacidade associadas aos ativos industriais e ambientes operacionais. Também pode ser integrada a redes privativas de 4G e 5G.

Rafael Pacheco, gerente de produto do CPqD, disse que a combinação de IA e IoT oferece recursos importantes que favorecem a convergência e a integração das áreas de tecnologia da informação e de operação da indústria: “Com a Pailot, os dados coletados pela infraestrutura de IoT do chão de fábrica, por exemplo, transformam-se em informações valiosas tanto para a operação quanto para a área de TI da empresa, ao habilitar a capacidade de inteligência e aplicações como detecção de anomalias, reconhecimento de padrões, modelos de previsão e recomendação e até a decisão para intervenção autônoma”, explicou.

Thatianne Mosimann, que responde pelo marketing estratégico da Pailot, destacou que um diferencial importante é o suporte especializado, em português, que o CPQ oferece aos usuários e acrescentou: “A combinação de tecnologias e recursos da plataforma permite extrair valor dos dados da indústria, agilizando a tomada de decisões que podem trazer simplificação de processos, mais eficiência, qualidade e segurança para a empresa”.

TAGS

#analise de dados#aprendizado de máquina#digitalização do setor industrial#inteligência artificial#internet das coisas#pesquisa e desenvolvimento

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas