AiotAiot


Contextual Intelligence deve se tornar padrão de experiência do cliente em 2026

É o que aponta o relatório Zendesk CX Trends 2026; segundo o estudo, os consumidores agora esperam resoluções instantâneas, personalização profunda e maior transparência em experiências com IA

04/12/2025

Contextual Intelligence deve se tornar padrão de experiência do cliente em 2026
Tamanho fonte

Por Redação AIoT Brasil

O que o consumidor busca como experiência de usuário quando realiza uma compra impulsionada por inteligência artificial? Segundo o estudo Zendesk CX Trends 2026, ele quer  Contextual Intelligence (ou Inteligência Contextual, em português), que é a capacidade de combinar IA, dados e compreensão humana em tempo real. Essa tendência está redefinindo o que significa oferecer um atendimento de excelência, segundo a Zendesk.

O estudo, que tem como base as percepções de milhares de consumidores, líderes de CX e agentes de atendimento ao redor do mundo, mostra que o futuro da experiência do cliente está em experiências inteligentes e adaptativas, que se sentem pessoais, preditivas e perfeitamente sincronizadas. O relatório deste ano destaca como as empresas de maior sucesso estão combinando as capacidades da IA com a inteligência emocional do atendimento humano, usando dados e contexto para antecipar necessidades e oferecer suporte antes mesmo que os clientes solicitem.

“A IA já não é mais um diferencial. O que importa é como você a aplica de forma inteligente. Quando 85% dos líderes de CX dizem que um único problema não resolvido é suficiente para perder um cliente, a velocidade, a precisão e a empatia se tornam inegociáveis. Os melhores sistemas conectam interações passadas à intenção presente para antecipar o que vem a seguir, colocando a inteligência contextual em ação”, afirma Tom Eggemeier, CEO da Zendesk.

O relatório Zendesk CX Trends 2026 identifica cinco mudanças-chave que estão moldando a experiência do cliente no próximo ano:

  1. IA rica em memória: a IA eleva o padrão da personalização ao transportar contexto entre canais e ao longo do tempo — lembrando comportamentos, preferências e momentos anteriores para oferecer interações contínuas e relevantes. Os consumidores agora esperam que o atendimento retome de onde parou: 81% querem que os agentes continuem a conversa sem retroceder, e 74% ficam frustrados quando precisam repetir informações. À medida que essas capacidades amadurecem, 67% esperam que as marcas adaptem o suporte com base em interações anteriores. Organizações de alta maturidade já se beneficiam disso, com 85% dos líderes de CX considerando essencial para construir jornadas verdadeiramente personalizadas.
  2. Resoluções instantâneas: as resoluções rápidas estão se tornando a expectativa básica, à medida que IA e autoatendimento aceleram a demanda por suporte rápido e preciso em todos os pontos de contato. 85% dos líderes de CX afirmam que os clientes abandonam marcas que não resolvem problemas no primeiro contato, e 86% dos consumidores dizem que a rapidez e a precisão influenciam fortemente suas decisões de compra. Empresas de alta maturidade relatam que a IA acelera significativamente o tempo de primeira resposta e resolução completa, ajudando as marcas a atender às crescentes expectativas dos clientes modernos, enquanto 74% dos consumidores agora esperam atendimento 24/7 graças à IA.
  3. Suporte multimodal: permite atendimento fluido usando a melhor combinação de voz, chat e compartilhamento visual. Os clientes agora esperam se comunicar da forma mais adequada a cada interação, enquanto a IA garante continuidade e eficiência em diferentes formatos. 76% dos consumidores afirmam que escolheriam uma empresa que permite texto, imagens e vídeo no mesmo fluxo sem reiniciar ou interromper o atendimento, 79% dos líderes de CX dizem que os clientes esperam a opção de usar vídeo ou compartilhamento visual durante o suporte, e 83% acreditam que a IA de voz finalmente atingiu o ponto de potencial para evoluir significativamente a experiência do cliente. Empresas de alta maturidade relatam que 93% de seus agentes de IA lidam com pelo menos um meio não textual, comparado a apenas 54% de organizações de baixa maturidade.
  4. Análises promptáveis e métricas orientadas por IA: líderes podem acessar insights em tempo real e inteligência acionável, permitindo que equipes tomem decisões mais rápidas e baseadas em dados, alinhadas às necessidades do cliente e aos objetivos internos. 82% dos líderes afirmam que análises promptáveis liberam insights em segundos, 81% concordam que dar aos funcionários a capacidade de consultar dados democratiza a tomada de decisão, e 87% dizem que a IA já está melhorando dados e análises. Empresas de alta maturidade monitoram métricas impulsionadas por IA três vezes mais rápido que organizações de baixa maturidade, incluindo taxas de sucesso da automação (66% vs 21%).
  5. Transparência da IA: a transparência se tornou uma expectativa inegociável, com consumidores exigindo explicações claras para decisões automatizadas. Empresas que incorporam processos transparentes nas operações de IA constroem confiança e fortalecem a lealdade. 79% dos consumidores consideram importante que o raciocínio seja explicado de forma simples, 95% esperam explicações para decisões tomadas por IA, e 80% dos líderes de CX concordam que a transparência em IA será obrigatória para qualquer aplicação voltada ao cliente em dois anos. Organizações de alta maturidade estão se preparando, sendo que 98% já possuem ou planejam controles de raciocínio de IA, em contraste com apenas 40% de organizações de baixa maturidade.

Metodologia
O estudo Zendesk CX Trends 2026 é baseado em respostas de mais de 11.000 participantes em todo o mundo. A pesquisa combinou dois levantamentos globais realizados em 22 países em junho de 2025: um com 6.182 consumidores e outro com 5.115 respondentes empresariais, incluindo líderes de CX, gerentes de atendimento e agentes.

Para baixar o relatório completo Zendesk CX Trends 2026, clique aqui.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas