AiotAiot


Conferência GTC apresenta novas soluções de digital twins

Evento da Nvidia mostrou simulações aplicadas na malha ferroviária alemã, em operações de redes de telecomunicações e na criação de lojas interativas

14/10/2022

Conferência GTC apresenta novas soluções de digital twins
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A aplicação de digital twins, ou gêmeos digitais, está ganhando espaço nas empresas e organizações graças à capacidade de criar representações virtuais de objetos ou processos físicos. Esse avanço ficou claro durante a conferência GTC de inteligência artificial da multinacional Nvidia, quando foram apresentadas algumas das possibilidades de uso da tecnologia, entre as quais a simulação virtual de toda a rede ferroviária da Alemanha.

De acordo com Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina, o digital twin representa um verdadeiro salto evolutivo no desenvolvimento das grandes marcas e vem sendo adotado por segmentos como construção civil, automotivo e até mesmo no varejo: “Em breve, essa inovação fará parte do dia a dia e, assim como o metaverso, que já é muito mais que uma tendência, se tornará uma realidade”, afirmou.

Em relação à malha ferroviária da Alemanha, a Digitale Schiene Deutschland (DSD), parte da operadora ferroviária nacional alemã Deutsche Bahn, está trabalhando para aumentar a capacidade da rede sem construir novos trilhos. Em colaboração com a Nvidia, a DSD começou a desenvolver o primeiro digital twin em escala nacional para simular totalmente a operação automática de trens.

Com esses recursos, torna-se possível criar uma emulação fotorrealista e fisicamente precisa de todo o sistema ferroviário do país, incluindo trilhos que atravessam cidades e campos e detalhes como medições da plataforma das estações e sensores de veículos. Com o digital twin habilitado para IA, a companhia pode desenvolver sistemas de gerenciamento e prevenção de incidentes a fim de detectar e reagir de maneira ideal a situações imprevistas. “Com essa tecnologia, podemos começar a ter a visão de uma rede ferroviária verdadeiramente autônoma”, disse Ruben Schilling, que lidera o grupo de percepção da DB Netz, parte da Deutsche Bahn.

Outra aplicação foi apresentada pela empresa de análise avançada de dados Heavy.AI com seu produto inicial, o HeavyRF, que oferece uma ferramenta de planejamento e operações de rede de última geração baseada na plataforma Nvidia Omniverse para a criação de digital twins. A empresa californiana também anunciou que a Charter Communications está colaborando na incorporação da ferramenta em suas operações de modelagem e planejamento para a rede de telecomunicações Spectrum, que tem 32 milhões de clientes em 41 estados norte-americanos.

“Construir redes globais de 5G custará trilhões de dólares na próxima década, e nossos clientes da área de telecomunicações estão preocupados com o quanto desse dinheiro não será bem gasto”, disse Jon Kondo, CEO da Heavy.AI. “Usando análises avançadas Heavy e simulações em tempo real baseadas no Nvidia Omniverse, eles poderão ter uma grande economia de tempo e dinheiro.”

No varejo, destacou-se a solução da rede norte-americana Lowe’s, da área de material de construção, que faz dezenas de milhões de transações semanais em suas mais de 2 mil lojas. A empresa está testando o Omniverse Enterprise para visualizar e interagir com os dados digitais dos pontos de venda, com o objetivo de capacitar seus associados do varejo a atender melhor os clientes, ampliar a colaboração e otimizar as operações.

Com um digital twin interativo, a Lowe’s está explorando uma variedade de novos casos de uso de realidade aumentada, entre os quais a reconfiguração de layouts e apoio ao reabastecimento e o que chama de “visão de raio-X”. Usando um headset Magic Leap 2 RA, os funcionários da loja podem interagir com o digital twin, em uma experiência que compara as lojas e permite que sejam abastecidas com os produtos mais indicados.

TAGS

#5G#digital twin#Gêmeos Digitais#inteligência artificial#lojas interativas#Nvidia#realidade aumentada#rede ferroviária

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas