Operadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz começam a oferecer o serviço nessas capitais a partir de terça-feira
15/08/2022
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
A partir desta terça-feira, 16 de agosto, as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G poderão ativar suas estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel nas cidades de Salvador (BA), Goiânia (GO) e Curitiba (PR). Com isso, sobe para oito o número de capitais brasileiras que passam a contar com o 5G, depois de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).
A decisão foi anunciada no dia 12 pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro do ano passado para acompanhar a limpeza da faixa de 3,5 GHz, que garante as melhores potencialidades da quinta geração. De acordo com a agência, até 29 de agosto deverão estar aptas a receber a conexão 5G as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Palmas (TO) e Florianópolis (SC).
Em relação às outras 15 capitais, com base em informações logísticas da Entidade Administradora da Faixa (EAF), o Gaispi recomendou ao Conselho Diretor da Anatel o adiamento da disponibilização da faixa de 3,5 GHz para até 28 de outubro. Isso significará um atraso de um mês em relação à previsão feita pela Anatel no início de julho, de que as capitais dos estados receberiam o 5G até 29 de setembro.
“Tal medida se mostra necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação, mesmo nessas 15 cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF”, explicou a Anatel.
Em comunicado, a Anatel também esclareceu que quem recebe transmissões de TV aberta por antena parabólica precisará adaptar o equipamento para evitar interferências: “Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404”.