5 soft skills essenciais para desenvolvedores de software na era da IA
GitHub aponta as principais habilidades para ajudar os desenvolvedores a aumentarem a produtividade em tempos de inovação constante
04/07/202421/03/2024
Por redação AIoT Brasil
Os dispositivos inteligentes são equipamentos desenvolvidos para entregar muito mais do que um benefício pontual ao consumidor. A tecnologia embarcada nesses produtos permite que os usuários os utilizem em conjunto – de maneira integrada e sincronizada –, por meio de cenas de automação.
“Funções para programar tarefas, ligar e desligar aparelhos e até economizar energia garantem que as atividades diárias entrem em uma programação ideal para cada usuário e se reflita em comodidade e conforto para a família”, explica Rafael Sczcepanik, gerente de produtos da Positivo Casa Inteligente.
Ecossistema inteligente para toda a casa
Automatizar rotinas de uma residência a partir de dispositivos inteligentes é uma maneira prática e versátil de facilitar o dia a dia da casa, economizar tempo e até mesmo dinheiro. Para isso, é fundamental ter um ecossistema eficiente. Com poucos equipamentos conectados já é possível realizar a integração entre os produtos e criar um ambiente integrado.
“Produtos inteligentes, como smart lâmpadas, smart plugs e smart controles são alguns dos itens que servem como porta de entrada para quem quer dar os primeiros passos nessa jornada. Além de práticos e intuitivos, estão disponíveis no mercado a preços acessíveis e podem ser alocados em qualquer parte da casa”, conta Rafael.
“Essa pode ser considerada a base para a automação residencial, e o usuário tem a opção de expandir seu ecossistema conforme sua necessidade. Atualmente, por menos de R$100 já é possível adquirir os dispositivos de entrada nessa jornada”.
A Smart Lâmpada é um item que tem utilidade em qualquer espaço e oferece inúmeras opções de customização. Ela pode ser controlada via app, comando de voz e até por interruptores inteligentes, com o diferencial de oferecer outras funcionalidades relacionadas ao brilho, temperatura e cores.
”As lâmpadas são as maiores coringas dentro do ecossistema de smart home. Além de baratas e extremamente personalizáveis, são facilmente integradas em cenas com outros dispositivos”, destaca o especialista da Positivo Casa Inteligente.
Já o Smart Controle Universal permite ao usuário utilizar todos os controles remotos de aparelhos infravermelhos – como TVs, ares-condicionados e setup-boxes – a partir do aplicativo gratuito do celular, facilitando o acesso a esses equipamentos, criando comandos para ligar e desligar os dispositivos e até permitindo acioná-los em programações já definidas, como ligar a televisão em um canal específico com um volume determinado.
E o Smart Plug, adiciona recursos inteligentes a dispositivos comuns, podendo ser conectado facilmente a ventiladores, cafeteiras e outros produtos da rotina de milhões de brasileiros. “O Smart Plug dá ao consumidor a possibilidade de, por exemplo, ligar ou desligar seus equipamentos de forma remota ou em horário predefinidos”, afirma o executivo.
Uso sincronizado dos dispositivos
A integração entre os dispositivos inteligentes permite que o consumidor acione os produtos de maneira simples e até automática. “Pelo aplicativo o usuário tem todos os controles necessários, inclusive a possibilidade de comando de voz. As cenas podem ser criadas, ajustadas e otimizadas para criar momentos que atendam pontualmente as necessidades de cada usuário”.
O uso em conjunto dos dispositivos é realizado por meio de uma conexão Wi-Fi de 2.4GHz, que permite que o sinal chegue aos equipamentos mais distantes do roteador. Rafael destaca que “por ser uma conexão abrangente, ela permite que as soluções se comuniquem melhor e coordenem as operações de forma eficiente, resultando em uma experiência fluida para os usuários”.
Além disso, as plataformas de automação residencial, como Google Home e Amazon Alexa, também otimizam os processos e funcionam como intermediárias de controle dos dispositivos, seja via aplicativo ou comandos de voz. “Essa abordagem baseada em Wi-Fi facilita a configuração e a gestão dos dispositivos, tornando a automação residencial mais acessível e intuitiva”.
Cenas personalizadas
O primeiro passo para a criação de cenas é entender as necessidades do usuário e selecionar os produtos disponíveis que vão oferecer um benefício prático nessa tarefa. Por exemplo, uma cena bastante comum é a chamada “hora de dormir”, em que com um único clique o consumidor desliga todas as smart lâmpadas da casa e os produtos conectados ao Smart Controle, e automaticamente acende as lâmpadas de parte externa de casa.
No aplicativo gratuito da Positivo Casa inteligente, por exemplo, o usuário pode criar essa e outras rotinas. Basta acessar a aba ‘Rotinas’ na barra inferior do app, clicar no botão ’Nova Rotina’ e ativar o ’Modo Cena’. Depois, clicar em ’Executar um Dispositivo’, selecionar o equipamento que deseja utilizar. Em seguida, escolher as ações que serão realizadas e finalizar no botão ‘Salvar’. Ao terminar todas os ajustes, o usuário deve dar um nome à cena, escolher uma imagem ilustrativa e salvar novamente. Pronto! A cena personalizada já está criada e pronta para ser colocada em prática”.
Entre outros exemplos de cenas que podem facilitar a rotina dos usuários, o executivo destaca ‘hora de despertar’, em que a iluminação simula o nascer do sol – com a possibilidade de ajustar o aumento gradual do brilho; a ‘hora do trabalho presencial’, que liga o Smart Robô Aspirador, e desliga as lâmpadas e a TV conectada ao Smart Controle Universal; a ‘hora do cinema em casa’, que liga TV e a Smart Fita LED e Smart Lâmpada – ambas com temperatura e cores personalizadas ; a ‘hora da leitura’, que desliga a lâmpada convencional pelo Smart Bocal e acionar a Smart Luminária de Mesa, e a ‘hora de sair de casa’, que apaga todas as lâmpadas e desliga os itens conectados no Smart Plug.
#dispositivos inteligentes;#Internet das Coisas (IoT)#Positivo Casa Inteligente#Positivo Tecnologia#smart home
GitHub aponta as principais habilidades para ajudar os desenvolvedores a aumentarem a produtividade em tempos de inovação constante
04/07/2024Quase 70% dos consumidores preferem resolver problemas com a ajuda da ferramenta, que precisa refletir fielmente a identidade e os valores da empresa
21/05/2024A melhor maneira de entender o impacto da inteligência artificial nas organizações é pensar em termos de otimização, aceleração e transformação
22/04/2024