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Como a IA vai impactar o varejo nos próximos anos

Com dados e entendimento profundo do setor, é possível oferecer mais previsibilidade de vendas por meio da simulação inteligente de cenários que antecipem riscos

05/10/2023

Como a IA vai impactar o varejo nos próximos anos
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Por Bruno Rezende*

A importância do varejo para a economia global é indiscutível. Apesar da crise mundial, o setor continua crescendo em ritmo acelerado, com o total de vendas que deve ultrapassar os US$ 30 trilhões este ano, de acordo com um estudo da Juniper Research. No Brasil, o mercado movimentou R$ 812 bilhões em 2022, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

A questão é que a concorrência também segue acirrada. Os consumidores estão cada vez mais bem informados e se tornaram protagonistas de seu consumo, utilizando novos critérios para decidir onde gastam seu dinheiro e com a expectativa de disponibilidade imediata para tudo que buscam.

Este contexto vem pressionando as empresas a avaliar rapidamente diferentes cenários e tomar decisões que impulsionem os seus negócios. Nessa corrida, apostar em inteligência artificial é uma alternativa para os empresários que querem sair na frente e atender às novas gerações – criadas em um mundo digital no qual podem encontrar múltiplas opções com um clique.

A boa notícia é que atualmente existem ferramentas que ajudam o gestor de planejamento estratégico dos varejos a entenderem como se programar para otimizar essa experiência junto ao cliente e alavancar os negócios por meio de recursos que solucionam problemas de tomada de decisão estratégica.

Um estudo da Hitachi estimou que, nos últimos três anos, a IA gerou para as empresas de varejo em todo o mundo a receita adicional de US$ 40 bilhões. São ferramentas que contribuem na alocação de recursos e de pessoas, permitindo otimizar cada pedaço da operação.

Além de fornecer dados para implementar um planejamento integrado que deixa a gestão de estoque mais inteligente, amplia o controle da malha logística, garante a previsão de demandas, inteligência de mercado para antecipar tendências ou outros fatores externos, precificação dinâmica e viabilizar campanhas promocionais mais efetivas, entre outros ganhos.

A escolha da tecnologia ideal pode fornecer insights fundamentais para construir projeções de vendas, fazer a melhor escolha de localização para lojas, bem como o tamanho e o tipo de produto o público-alvo demanda em cada unidade.

Os algoritmos gerados nessas plataformas ajudam o varejo a prever situações da forma mais certeira possível. Com dados econômicos e entendimento profundo do setor, é possível transformar o dia a dia do varejo e oferecer mais previsibilidade de vendas frente à constantes mudanças de cenário por meio da simulação inteligente de cenários que antecipem riscos frente a perdas/quedas de faturamento.

Além de otimizar o pricing na venda de produtos, buscando atingir maiores margens, ajustadas ao cenário econômico onde a empresa se insere e sem perder vendas. A tecnologia pode ser usada para a predição de uma série de atividades, que vai desde oferecer o produto correto para o usuário certo até ajudar os colaboradores de um supermercado a detectar um produto na prateleira para o consumidor, por exemplo.

As possibilidades são muitas e os próximos anos devem ser marcados pela transformação digital do varejo, especialmente impulsionado pela IA. A curva exponencial de inovações emergentes apurada pela Gartner de 2020 (Gartner Hype Cycle for Emerging Technologies) aponta que a tecnologia será mais compreendida nos próximos cinco anos, o que deve garantir a multiplicação das aplicações nessa área. Com isso, há oportunidade de mais profissionalização e inovação para empresas de todos os portes.

*Bruno Rezende é CEO da 4intelligence

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#4intelligence#algoritmos#economia global#IA#pricing

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