CommScope anuncia novas soluções de IA e parceria com a Nokia
Produtos integram inteligência artificial generativa, tecnologia de borda e solução óptica LAN, com foco em redes empresariais
07/03/202526/02/2025
Por Daniel dos Santos*
Em um negócio de cerca de 200 milhões de euros (1,2 bilhão de reais), a Dassault Systèmes adquiriu a Contentserv, empresa que utiliza a inteligência artificial em sua plataforma em nuvem para gestão de informações sobre produtos, ativos digitais e distribuição de conteúdo.
A aquisição foi feita por meio de sua subsidiária Centric Software, empresa da área de soluções de PLM (Gestão do Ciclo de Vida do Produto, em português). A Contentserv é uma das principais fornecedoras de soluções para gestão de informações de produtos (PIM) e gestão da experiência do produto (PXM).
“Na Contentserv, com nossa solução baseada em IA, a Product Experience Cloud (PXC), transformamos dados de produtos em receita real, com experiências otimizadas que impulsionam as vendas “, afirma Michael Kugler, CEO da Contentserv.
Segundo a Dassualt Systèmes, a Centric Software oferece as soluções empresariais inovadoras para planejar, projetar, desenvolver, adquirir, precificar e vender produtos de áreas como vestuário, decoração, artigos esportivos, eletrônicos de consumo e alimentos e bebidas e até produtos de luxo.
Fundada na Alemanha no ano 2000, a Contentserv permite que empresas de bens de consumo e outros setores criem e gerenciem conteúdos de produtos por meio da IA e conta com mais de 1.600 clientes em 90 países. A transação deverá ser concluída nas próximas semanas e está sujeita à aprovação regulatória.
O anúncio sobre o negócio foi feito no 3Dexperience World 2025, que acontece de 23 a 26 de fevereiro em Houston, nos EUA. A Dassault Systèmes fez vários anúncios no evento, entre eles o lançamento do SolidWorks CPQ.
Solidworks CPQ
O SoliWorks CPQ é uma solução empresarial com inteligência artificial para funções como configuração, precificação e cotação. Segundo a Dassault Systèmes, a nova solução ajuda as empresas a configurarem produtos de acordo com os requisitos dos clientes e a gerar cotações de forma rápida e precisa.
A ideia é que funções como gestão de portfólio, desenvolvimento de produtos, fabricação e vendas estejam conectadas em um “3D UNIV+RSE”, oferecendo um ecossistema de software abrangente para otimizar operações comerciais. A nova solução empresarial aproveita as tecnologias da plataforma 3Dexperience e buscar ir além das soluções CPQ tradicionais, incorporando em gêmeos virtuais, assistentes virtuais de design, experiências generativas e computação sensorial. É possível, por exemplo, criar um modelo 3D configurado que pode ser visualizado em uma experiência de realidade virtual, para criar uma sensação de imersão do cliente no projeto final, o que facilita a tomada de decisão.
“O SolidWorks CPQ se baseia nos 30 anos de inovação que tornaram o design 3D simples e poderoso. Com essa nova solução empresarial, estamos expandindo nosso alcance e conquistando novos públicos ao introduzir um ecossistema de software completo para manufatura, com tecnologias de última geração”, avalia Manish Kumar, CEO da área SolidWorks na Dassault Systèmes. O novo produto estará disponível até agosto.
*O jornalista Daniel dos Santos viajou para Houston a convite da Dassault Systèmes
#3D#AI#gêmeos virtuais#IA#PIM#PLM#simulação#virtual twins
Produtos integram inteligência artificial generativa, tecnologia de borda e solução óptica LAN, com foco em redes empresariais
07/03/2025CEO da OpenAI afirmou que a oferta de compra feita pelo dono do X seria uma tentativa de desacelerar a empresa
13/02/2025Unidade de serviços da Ingram Micro Brasil especializada em projetos de cloud computing e transformação digital pretende integrar a GenAI às suas próprias operações
06/02/2025