AiotAiot


Cidades gaúchas usam IA para mapear vias afetadas pela chuva

Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas

10/07/2024

Cidades gaúchas usam IA para mapear vias afetadas pela chuva
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A startup brasileira Mapzer, que tem sede em Curitiba (PR), cedeu veículos inteligentes para cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas que, a partir da última semana de abril, afetaram mais de 450 municípios e deixaram quase 1 milhão de pessoas desabrigadas. Equipados com recursos de IA, os carros ajudam a mapear as ruas e estradas já desobstruídas e indicam os serviços de zeladoria urbana que precisam ser realizados pelas prefeituras, como a retirada de entulho e a recuperação do pavimento.

Os veículos da Mapzer foram utilizados inicialmente em Lajeado, depois seguiram para Porto Alegre e a partir de 1º de julho começaram a operar em São Leopoldo, na região metropolitana da capital. Nas duas primeiras cidades, foram mapeadas mais de 12 mil ocorrências, com indicação das áreas mais críticas. “Fazemos quantas rondas forem necessárias para que o veículo indique todas as vias desobstruídas da cidade. Depois, mapeamos novamente para que seja possível avaliar o que já foi resolvido e o que ainda é necessário fazer”, explicou Paulo Machado, diretor executivo da Mapzer.

Um dos problemas é que ainda há regiões inundadas, o que dificulta o trabalho de mapeamento e recuperação. “À medida que a água baixa, vamos encontrando novos problemas, e as prefeituras precisam de todo apoio possível para realizar a reabertura das vias e ajudar a população afetada”, disse Machado.

Em São Leopoldo, uma das cidades mais atingidas pelos eventos climáticos de abril e maio, aproximadamente 100 mil pessoas ficaram desalojadas e mais de 14 mil tiveram de se instalar nos abrigos oferecidos pela prefeitura e por entidades parceiras. De acordo com a Mapzer, numa situação de crise como essa que ocorreu no Rio Grande do Sul, a tecnologia pode ser uma aliada importante no esforço de reconstrução.

Sérgio Paludo, assessor da prefeitura de São Leopoldo, disse que as equipes de obras estão trabalhando praticamente 24 horas por dia e destacou a solidariedade das pessoas e das empresas: “Acreditamos que o apoio da Mapzer vai contribuir com o nosso trabalho de reconstrução, identificando pontos sensíveis deixados pela enchente e que precisam ser qualificados e melhorados, tanto em relação à mobilidade como na iluminação pública e na sinalização de vias”.

Além de participarem do trabalho emergencial no Rio Grande do Sul, os veículos da Mapzer já estão presentes em oito estados brasileiros, como uma solução adicional no planejamento de cidades inteligentes, por meio de uma tecnologia de IA desenvolvida no Brasil. A partir dos dados coletados pelos sensores dos carros, a empresa entrega às administrações um software com todas as informações necessárias para a realização de serviços públicos de forma mais proativa.

TAGS

#mapeamento e recuperação#reabertura das vias#recuperação de vias#veiculos inteligentes#zeladoria urbana

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas