AiotAiot


Ciberataques impulsionados por IA devem aumentar em 2024

Relatório da Trend Micro afirma que os recursos de IA e LLM (Modelos de Linguagem Grande) representam uma ameaça significativa à segurança

11/01/2024

Ciberataques impulsionados por IA devem aumentar em 2024
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Um estudo divulgado pela Trend Micro, empresa de cibersegurança, revela um crescimento significativo de ataques cibernéticos para o ano de 2024, com aplicações baseadas em ferramentas de IA generativa.

Segundo o relatório “Critical Scalability: Previsões de Segurança para 2024”, a ampla disponibilidade e a melhoria da qualidade da IA ​​generativa combinada com Redes Adversariais Generativas (GANs) para gerar conteúdo realista de fotos, áudio e vídeo terão um impacto duradouro no cenário de phishing (técnica para enganar usuários e obter informações confidenciais).

“Os recursos de IA e LLM (Modelos de Linguagem Grande), eficientes em qualquer idioma, representam uma ameaça significativa pois eliminam os indicadores tradicionais de phishing, como formatação estranha ou erros gramaticais, tornando-os extremamente difíceis de detectar. As empresas devem adotar controles modernos de segurança para elevar suas defesas e garantir resiliência contra essas táticas”, destaca Eric Skinner, vice-presidente de Estratégia de Mercado da Trend Micro.

O levantamento também aponta a necessidade de investimento em segurança na nuvem, crucial para as organizações resolverem as lacunas de segurança, com destaque para a vulnerabilidade dos aplicativos nativos na cloud e proteção de ataques automatizados.

TAGS

#ciberataque#IA#LLM#segurança#Trend Micro

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas