Chipset Dimensity 9400 tem como foco smartphones flagship e IA
Processador traz design de segunda geração All Big Core com recursos avançados para inteligência artificial, computação, games e fotografia
10/10/2024
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
De olho no mercado de smartphones flagship (celulares topo de linha), a MediaTek lançou o Dimensity 9400, novo chipset otimizado para aplicações de inteligência artificial na borda, jogos imersivos e fotografia de alta qualidade, entre outros.
Segundo a empresa, o Dimensity 9400 oferece um grande aumento de desempenho por conta de design All Big Core de segunda geração, desenvolvido com a arquitetura de CPU v9.2 da Arm, combinada com GPU e NPU mais avançadas, com design eficiente também em termos de consumo de energia.
O Dimensity 9400 adota o design All Big Core de segunda geração da MediaTek, integrando um núcleo Arm Cortex-X925 que opera a 3,62 GHz, combinado com 3 núcleos Cortex-X4 e 4 núcleos Cortex-A720. Este design oferece um desempenho de núcleo único 35% mais rápido e um desempenho multicore 28% superior, em comparação com o chipset principal da geração anterior da MediaTek, o Dimensity 9300.
Construído com o processo de produção de 3 nm de segunda geração da TSMC, o Dimensity 9400 é até 40% mais eficiente em termos de energia que seu antecessor, permitindo que os usuários desfrutem de uma maior duração da bateria.
“O MediaTek Dimensity 9400 dá continuidade à nossa missão de sermos facilitadores da IA, apoiando aplicações poderosas que antecipam as necessidades dos usuários e se adaptam às suas preferências, ao mesmo tempo que impulsionam a tecnologia de IA generativa com treinamento LoRA no dispositivo e geração de vídeo”, disse Joe Chen, presidente da MediaTek.
O Dimensity 9400 também integra o novo Dimensity Agentic AI Engine (DAE) da MediaTek, que foi projetado para converter aplicações tradicionais de IA em sofisticadas aplicações de IA agêntica. A MediaTek está trabalhando com desenvolvedores para oferecer uma interface unificada entre agentes de IA, APKs de terceiros e modelos que executem eficientemente tanto a IA na borda quanto serviços na nuvem. Esta abordagem otimizada permite que os modelos funcionem com várias APKs de terceiros, o que reduz o tempo de desenvolvimento e ajudará a inaugurar um novo ecossistema de aplicações de IA agêntica.