AiotAiot


CES 2026: MediaTek anuncia processador com foco em Wi-Fi 8 e IA

Filogic 8000, que é destinado a equipamentos como smartphones, notebooks, TVs, tablets e dispositivos de IoT, chega ao mercado até do final de 2026

06/01/2026

CES 2026: MediaTek anuncia processador com foco em Wi-Fi 8 e IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Wi-Fi 8 pode parecer algo distante, mas para empresas como a MediaTek (mais conhecida por seus chips para smartphones), ele já é uma realidade. Tanto que a empresa anunciou hoje na CES 2026, evento que acontece em Las Vegas, a família Filogic 8000, que tem como foco o ecossistema Wi-Fi 8 e dispositivos com inteligência artificial.

Segundo a empresa, a nova tecnologia de conectividade foi projetada para oferecer alta confiabilidade em uma ampla gama de categorias de produtos, incluindo gateways (como roteadores de banda larga e pontos de acesso corporativos) e dispositivos de consumo (smartphones, notebooks, TVs, tablets e equipamentos de IoT). Logicamente, o chipset também visa aprimorar uma variedade de aplicações impulsionadas por IA (tecnologia que é a bola da vez).”Estamos sendo pioneiros na entrega do Wi-Fi 8. Por meio de nossas demonstrações na CES, reforçamos nossa liderança na geração atual de Wi-Fi e mostramos nosso compromisso com a próxima geração”, afirma Alan Hsu, vice-presidente corporativo da MediaTek.

Mas precisamos do Wi-Fi 8?

À medida que o ambiente sem fio se torna mais congestionado e propenso a interferências, a estabilidade da conexão torna-se um desafio. É com esse espírito que a MediaTek já desenvolve, ao lado de outras empresas líderes do mercado, o Wi-Fi 8. Esse novo padrão foi projetado para superar esses obstáculos, entregando conectividade robusta e baixa latência para cenários exigentes. Os usuários se beneficiarão de maior largura de banda, eficiência energética aprimorada e conectividade otimizada.

“O Wi-Fi 8 representará uma nova era de conectividade de alto desempenho. A MediaTek exemplifica o momento de evolução da nossa indústria ao ser uma das primeiras a oferecer soluções Wi-Fi 8”, afirmou Kevin Robinson, Presidente e CEO da Wi-Fi Alliance.

As inovações do Wi-Fi 8 abrangem quatro categorias estratégicas:

  • Coordenação Multi-AP: recursos como Coordinated Beamforming (Co-BF) e Multi-AP Scheduling (MAP) permitem que os pontos de acesso trabalhem de forma inteligente para reduzir interferências na transmissão do sinal.
  • Eficiência de Espectro: tecnologias como Dynamic Subband Operation (DSO) ajudam os aparelhos a compartilhar o espectro congestionado de forma eficiente.
  • Cobertura e Alcance: introduz o Enhanced Long Range (ELR), que melhora o desempenho de IA ao aumentar o upload e reduzir a latência, mesmo na borda da rede.
  • Otimização de Latência: o Aggregated PPDU (APPDU) garante performance consistente para aplicações em tempo real, como jogos na nuvem e automação industrial.

Os primeiros equipamentos com o processador MediaTek Filogic 8000 devem ser lançados até o final de 2026 e serão dispositivos móveis de alta performance, como smartphones flagship ou da categoria premium.

TAGS

#AI#celular#chip#IA#inteligência artificial#IoT#processador#smartphone#Wi-Fi 8

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas