AiotAiot


Cerca de 60% dos profissionais de TI pretendem migrar para Kubernetes

Pesquisa mostra as principais tendências no cenário nativo da nuvem, incluindo virtualização moderna, banco de dados e adoção de IA/ML com essa ferramenta de orquestração de contêineres

15/07/2024

Cerca de 60% dos profissionais de TI pretendem migrar para Kubernetes
Tamanho fonte

 Por redação AIoT Brasil

Você sabe o que é Kubernetes? É uma ferramenta de orquestração de contêineres que foi desenvolvida pelo Google para automatizar e gerenciar a implantação de pacotes portáteis de software que contêm todos os binários, as bibliotecas, os arquivos de configuração e outras dependências necessárias para que o programa de software seja executado.

O relatório The Voice of Kubernetes Experts Report 2024: The Data Trends Driving the Future of the Enterprise”, que explora as  prioridades e tendências no cenário nativo da nuvem, incluindo virtualização moderna, banco de dados e adoção de IA/ML com Kubernetes e a ascensão da engenharia de plataforma, mostra a rápida adoção de plataformas nativas da nuvem para acelerar a entrega de aplicações e estimular a inovação nas empresas. A pesquisa foi criado pela Pure Storage (empresa de  TI que fornece tecnologia e serviços de armazenamento de dados), em parceria com a Dimensional Research.

“Os líderes de plataforma mais experientes estão executando aplicações de missão crítica, como bancos de dados, análises e IA/ML em Kubernetes em grande escala em ambientes híbridos e multi-cloud. Não é surpresa que esses líderes também estejam abrindo caminho para que as VMs sejam gerenciadas pelo Kubernetes sem comprometer os requisitos empresariais. Esta pesquisa ressalta a urgência de elevar a função de engenharia de plataforma para gerenciar a infraestrutura junto com a pilha de aplicações para uma inovação contínua”, diz Murli Thirumale, vice-presidente e gerente geral de Portworx da Pure Storage.

A pesquisa foi realizada com 527 profissionais de TI com mais de quatro anos de atuação no gerenciamento direto de serviços de dados em ambiente Kubernetes. Confira abaixo as principais conclusões:

  • A maioria das novas aplicações será criada em plataformas nativas da nuvem: Cerca de 80% dos entrevistados confirmaram que todos ou a maioria das suas novas aplicações serão construídas em plataformas nativas da nuvem, nos próximos cinco anos. Os executivos preferem a flexibilidade de implementação em ambientes de nuvem híbrida, e 86% confirmam que executam a sua tecnologia nativa da nuvem em nuvens públicas e privadas.
  • A infraestrutura tradicional da VM está em um ponto de inflexão: mais da metade (58%) das empresas planeja migrar algumas de suas cargas de trabalho de VM para Kubernetes, e 65% planejam migrar cargas de trabalho de VM nos próximos dois anos.
  • Dados no Kubernetes aceleram a entrega de aplicações: quase todos (98%) os entrevistados executam cargas de trabalho com uso intensivo de dados em plataformas nativas da nuvem, com aplicações críticas como bancos de dados (72%), análises (67%) e cargas de trabalho de IA/ML (54%) criadas no Kubernetes.
  • A engenharia de plataforma é vital para o sucesso do que é nativo da nuvem: 96% dos entrevistados afirmam que já possuem equipes de engenharia de plataforma para aumentar a escalabilidade e flexibilidade de suas aplicações. Os executivos demonstraram vontade de investir em treinamento (63%), consultoria (60%) e contratação de engenheiros qualificados (52%) para apoiar esta função.

Segundo a Pure Storage, a ascensão das plataformas nativas da nuvem marca uma mudança fundamental na forma como as empresas conceituam, desenvolvem e implementam aplicações em escala. Reconhecendo os benefícios, as empresas estão migrando suas VMs para plataformas nativas da nuvem para ganhar mais escalabilidade, flexibilidade e simplicidade operacional – tudo isso enquanto reduzem os custos gerais.

TAGS

#AI#cloud#computação na nuvem#IA#kubernetes#ML#nuvem

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas